Post thumbnail

Womakers Code 2022: Tecnologia delas pra elas

POSTADO POR Ana Beatriz 29/03/2022

ONG Womakers Code leva capacitações gratuitas para mulheres que querem trabalhar com Tecnologia da Informação.

Segundo um levantamento de 2018 feita pela ONU Brasil, somente 25% das vagas de T.I. no país são ocupadas por mulheres. Um número muito baixo se comparado a outros campos de trabalho. Alguns projetos e iniciativas se esforçam para mudar esse panorama tão desigual: é o caso da ONG Womakers Code.

Criada em 2015, atualmente a WoMakersCode figura como a maior comunidade de tecnologia da América Latina formada exclusivamente por mulheres – cis ou trans. Já são mais de 200 mil mulheres (espalhadas entre Brasil, Chile e América do Norte), a terem passado pelos muitos cursos de capacitação, mentoria e empregabilidade gratuitos do projeto.

A iniciativa foi fundada pela engenheira de software Cynthia Zanoni. Apaixonada por tecnologia desde a infância, Cynthia é reconhecida como uma das mulheres técnicas mais influentes da América Latina (Mozilla, 2016), Líder de Comunidade Extraordinária (Microsoft, 2018) e campeã em Impacto Social (Microsoft, 2019, 2020).

Cynthia Zanoni, fundadora da Womakers Code.

Cynthia Zanoni, fundadora da Womakers Code, trabalha na Microsoft desde 2016. Fabio Risnic / Divulgação

“Nós mulheres fomos criadas desde pequenas a seguir um modelo reforçado por um estereótipo machista, onde profissões, dentre elas a carreira em tecnologia, ditas que são “para homens” foram totalmente retiradas e desconsideradas para nós”, explica Noemi Galvão, uma das responsáveis pela Comunicação da Womakers. Para ela, tão importante quanto o reconhecimento feminino no mercado de trabalho, são os programas de incentivos que capacitam e empregam mulheres.

Já foram mais de 500 eventos organizados pela Womakers Code, além do conteúdo criado para o YouTube ou para as redes sociais, com o intuito de conectar e capacitar mulheres. Sempre de forma gratuita!

 

Noemi Galvão, da Comunicação da Womakers Code.

Noemi Galvão, da Comunicação da Womakers Code | Acervo Pessoal

Para a representante da ONG, mulheres não têm acesso aos caminhos tradicionais para o avanço profissional. E isso, explica, se dá pelo fato de os homens em posição de poder, via de regra, não oferecem oportunidade e mentoria quando se trata de alguém do gênero oposto.

“A mentoria de mulheres para mulheres faz com que as relações de apoio cresçam, servindo de base para uma rede profissional unida, quebrando o ciclo de exclusão das mulheres, impulsionando o crescimento e sucesso profissional”.

Evento de tecnologia para mulheres, Data Science Bootcamp.

1ª edição do Bootcamp de Data Science – 2019
Divulgação

Potencial do WoMakersCode para gamers

Para mulheres gamers, a área de T.I. é bastante atrativa, já que oferece a possibilidade de trabalhar desenvolvendo ou programando jogos. Pelo mercado de tecnologia ser muito amplo, as perspectivas são diversas e apresentam múltiplas trajetórias.

“No geral, o acesso à educação é um dos maiores desafios no mercado de trabalho”, lamenta Noemi, “e ONGs como a WoMakersCode existem para viabilizar uma formação para pessoas de baixa renda e ajudá-las na recolocação profissional”.

Para ficar por dentro dos próximos treinamentos, basta acompanhar a Womakers Code nas redes sociais ou se inscrever pela plataforma MaisMulheres.tech. E também ficar de olho aqui no YouGoGirls, onde buscamos sempre compartilhar novidades com vocês!

Capacitação de mulheres na tecnologia, Bootcamp Data Science.

1ª edição do Bootcamp de Data Science – 2019

Mulheres ainda são minoria no mercado Tech, mas WoMakersCode pretende mudar esse cenário.

WoMakersCode Summit em São Paulo – 2018

WoMakersCode Summit em São Paulo - 2018

WoMakersCode Summit em São Paulo – 2018

 

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *