Post thumbnail

“Tudo aconteceu na hora certa”, diz Viic sobre convite da Ubisoft

POSTADO POR Rafaela 12/02/2020

O elenco de casters do Rainbow Six Siege passou por uma grande mudança no final do ano passado com a saída de Guilherme “GuizaO” Kemen, mas a vaga logo foi preenchida. A empresa Ubisoft Brasil, convidou Victória “Viic” Rodrigues para fazer dupla com o narrador Ricardo “qeP” Fugi nas transmissões oficiais dos jogos.

A caster conta que só começou a jogar Rainbow Six por indicação dos colegas. Desde então, o interesse surgiu. Em 2017, como jornalista, começou a trabalhar cobrindo campeonatos como Pro League, Brasileiro de Rainbow Six Siege (BR6) e o campeonato amador SuperLiga Feminina.

Após aceitar participar do staff da SuperLiga, “Viic” foi convidada para comentar os jogos do torneio. “A princípio, eu iria escrever sobre o campeonato. O staff já tinha fechado com algumas meninas pra narrar e comentar, mas elas desistiram uma semana antes do campeonato começar e foi aí que me chamaram”, conta Victória.

Foto: Divulgação

Com participações na mesa de comentários em campeonatos como Série B do Brasileirão, a Dreamhack Montreal 2019, o Rainbow Six Minor Las Vegas e as qualificatórias do Six Major Raleigh. Victória conta quando recebeu o convite da empresa para participar dos eventos foi uma grande surpresa. “Era minha chance de mostrar de fato meu trabalho e tentar fazer com que a Ubisoft me notasse, foi bem gratificante. Tudo aconteceu na hora certa, o convite foi a certeza que eu tava no caminho certo e que eu precisava continuar”, disse a caster.

Questionada sobre as “críticas” que recebe no chat das transmissões, “Viic” diz que quase desistiu no passado. “Hoje eu lido muito bem com isso, foi um dos fatores para eu quase desistir, trabalhei psicologicamente pra isso. Percebi que não posso me esconder”, conta a caster, que ainda completa: “Vão ter pessoas falando mal de você, principalmente se você é mulher aumenta muito ainda e é por isso que vemos poucas mulheres no cenário”.

INFLUÊNCIA PARA O CENÁRIO

Conhecida por ser a primeira caster feminina oficial de Rainbow Six no Brasil e agora uma das primeiras casters a comentar em transmissões oficiais do Six Invitational, “Viic” vai pela primeira vez ao Canadá. “As expectativas são as melhores possíveis. É uma responsabilidade gigantesca, me preparei muito pra esse Invitational porque quero representar e fazer meu melhor trabalho para as pessoas falarem que fui uma aposta correta. Eu to muito ansiosa espero que seja um campeonato sensacional”, entrega a caster.

Pela primeira vez na história do Invitational quatro mulheres vão integrar a equipe do evento: JessGOAT como analista, Anna Prosser como apresentadora de palco, Rachel Seltzer integrante da mesa do painel de revelação dos novos operadores e Victória “Viic” Rodrigues como caster. O cenário de Esports não possui muitas mulheres, sejam casters ou players, mas a criação de um campeonato com espaço voltado somente para as mulheres contribuiu para aumentar significantemente o número de mulheres nos jogos.

Para “Viic” ter um cenário feminino fortalece a luta por espaço. “Ter um cenário dedicado às mulheres ajuda a mostrar novos talentos. Infelizmente as oportunidades não são as mesmas de cenário masculino. Acredito que ainda temos muito para lutar, mas o cenário feminino foi o primeiro passo para crescermos”.

É necessário debater sobre esse tema no meio dos Esports, criar um cenário feminino e um cenário misto? Infelizmente, o cenário misto está longe de ser realidade.

Ao finalizar a entrevista, Victória conta que quer ser fonte de inspiração para outras garotas. “Acredito que tenho que conquistar muito ainda para servir de inspiração, mas se eu cheguei aqui, outras também podem chegar”.

Foto de capa: Felipe Goldenberg

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *