Post thumbnail

Seria a G2 o time mais temido ainda? Pt.2

POSTADO POR Ravena Dutra 08/11/2019

Após um final de semana histórico das semifinais, com confrontos entre FunPlus Phoenix contra Invictus Gaming no sábado (02) e G2 contra SKT no domingo (03), estamos chegando à reta final do Mundial 2019, marcada para o dia 10 de novembro. Digo histórico pois no sábado tivemos um rematch entre FPX e IG que foram finalistas da LPL, sendo a FPX vencedora nos dois confrontos. E a série mais aguardada e digna de uma final, G2 x SKT, visto que as duas são regiões fortes no League of Legends.

A G2 parecia vir invicta durante a fase de grupos, mas foi derrotada em dois jogos pela Griffin, o que gerou certo questionamento em mim: seria a G2 o time mais temido e forte desse mundial? Aparentemente a G2 arrumou as pontas que estavam soltas e veio com força total e preparo para os playoffs. Aguardei esse confronto justamente para finalizar meu pensamento sobre a G2, cujas chances são bem altas de serem os vencedores do Mundial 2019. Não só pela flexibilidade do time, mas pela confiança que o time tem passado durante os jogos, apostando em chamadas mais “cirúrgicas” e pensativas antes de agir no mapa. E falando em “temido”, a G2 no domingo derrubou o time que tem um nome forte no cenário e que grande parte do público apostou em uma vitória, a SKT, não só pelos nomes conhecidos no time, mas pela história que a LCK tem em League of Legends. Partindo disso, vamos analisar o último jogo entre G2 e SKT e ver como essa vitória dos europeus se deu!

SKT vs G2 | Semifinal Game 4

Os banimentos por parte da G2 foram Akali, Renekton, Kai’sa, Jax e Le Blanc. A G2 tomou a precaução em todos os jogos dessa série de banir Akali, visto que é um pick de conforto por parte do Faker, sendo seu segundo pick com maior win rate (60%), e é forte no meta atual. Após três jogos com um early impecável por parte do Khan com o Renekton, o jacaré virou prioridade nos banimentos. Com Kai’sa fora de campo, isso forçaria um ban de Xayah nas mãos da SKT ou deixar o pick para a G2, sendo que para a G2 é um pick forte por conta de ser um dos principais campeões em que Perkz se saiu muito bem, ou não faria muita diferença o banimento em cima desses dois atiradores, já que Perkz já demonstrou um leque extenso de campeões. O Jax vem com uma possibilidade de counter do Ornn, e a Le Blanc, que já apareceu nas mãos do Faker, teve sua pressão de mapa respeitada e, claro, poderia também afetar na rota contra uma Syndra.

A SKT1 foi pelos banimentos de Pantheon, que vem 100% ban desde a fase de grupos, é um campeão que impõe muito o ritmo de jogo no começo, podendo abusar de dives. Ryze apareceu também nos banimentos, pelo fato de pressão de mapa que ele impõe e scaling que poderia ser favorável para a G2, já que é um time que busca sempre lutas nas sides. A Xayah foi um ban forçado em resposta ao banimento da Kai’sa. Admito que esses dois últimos bans da SKT1 me deixaram intrigada, mas creio que o banimento do Thresh veio para garantir que a G2 trouxesse esse Yasuo e Gragas para a rota inferior, para que fosse mais fácil de lidar com essa matchup, e a Kayle justamento pelo scaling dela e o snowball que ela poderia criar no jogo.  

Passando para os picks, a G2 trouxe uma composição voltada para team fights, com bastantes iniciações. Na rota superior temos Ornn, que é uma ótima linha de frente para a G2 e, com sua ultimate, é uma fonte de iniciação que também pode combar com Yasuo. O Olaf vem com uma resposta a Elise, sendo que ele consegue acompanhar bem a Elise e trazer uma força maior e também pela sinergia entre o mid e o bot. A Syndra é um dos picks mais fortes dos europeus, tanto pela flexibilidade quanto pelo valor do pick, por ser forte atualmente, sem contar o fato de ser uma campeã difícil de se counterar na rota. E, por fim, Yasuo e Gragas vieram na primeira rodada de picks, o que poderia ser vantajoso por conta da flexibilidade do time, e alocando para a rota inferior, traz certa pressão por conta da sua troca nível 2 e possibilidades de dive.

Nos picks da SKT, optaram por trazer uma composição que tenha bastante controle de grupo, o que poderia ser vantajoso, principalmente para ganhar tempo para seus carries conseguirem dar dano. O Vladimir na rota superior tem uma troca favorável contra Ornn, sem contar seu scaling que poderia ajudar mais à frente no jogo, conseguindo buscar abates na linha de trás da G2. Na selva, o pick de Elise vem para acelerar o começo de jogo da SKT e buscar disputas de rio vantajosas para os coreanos, além de abrir um pouco mais o jogo para o Faker. Qiyana vem nas mãos do midlaner, na possibilidade de terem pressão de mapa e conseguirem rotacionar e garantir alguns pickoffs. E Varus e Nautilus, que trazem o controle de grupo. Apesar de não ser uma matchup favorável para o Varus, visto que ele não tem muita mobilidade e a Parede de Vento pode bloquear muito das suas habilidades, o Nautilus pode tirar um pouco dessa pressão de seus inimigos.

No começo de jogo, temos uma invasão por parte da G2 na selva inimiga, onde conseguem splitar o mapa e garantir o blue inimigo. É uma movimentação valiosa para a G2 nesse começo de jogo, devido ao seu draft, no qual Jankos, com seu Olaf, quer providenciar uma pressão para seus carries, Caps e Perkz, que estão em uma posição desfavorável nesse começo de jogo.

A decisão da G2 em abrir vantagem de mapa para mid/bot foi uma estratégia a se fazer, visto que Ornn não tem uma matchup muito favorável contra Vladimir, mas por ser autossuficiente por conta da sua passiva não tem necessidade de se preocupar tanto com o ouro, fazendo com que o time trabalhe melhor em cima das suas condições de vitória.  A Qyanna tem vantagem contra Syndra em um 1×1 por conta de seu burst, mas com a pressão de mapa pela G2, abre espaço para a Syndra pokear e sair na vantagem por conta de seu alcance. A bot lane de Yasuo e Gragas tem vantagem sobre Varus e Nautilus, mas por serem melees, eles acabam se colocando em situações arriscadas.

Com essa pressão de mapa que o Olaf vem fazendo pelo lado inferior, abrindo as possibilidades do Yasuo e Gragas serem mais agressivos na rota e aproveitarem da troca no nível 2, o que faz com que a G2 conquiste o First Blood da partida.

Aos 5 minutos de jogos, Clid encontrou Yankos fazendo um dragão do Oceano. Aproveitando a ida para base de Caps e a utilização do teleporte por parte do Wunder para voltar para rota superior, a SKT resolve comprar a luta por esse objetivo. Clid consegue uma eliminação em cima do Jankos e ainda obtém o objetivo, o que parecia bastante favorável para a SKT. A G2 abstém do objetivo, pois não tinham vantagem numérica para continuar a lutar. Com o teleporte utilizado por Khan para o Dragão, mesmo não podendo acompanhar, Wunder freeza a rota o máximo possível para negar farm e retardar o scaling do Vladimir.

Aos 7 minutos a SKT propõe uma emboscada para realizar um dive na rota inferior, um 4×2, mas a G2 responde rápido recuando e aguarda uma maneira de counterar essa movimentação. Com a volta de Faker para a rota, Perkz e Mikyx vão para cima de Teddy forçando um flash do Varus. Logo em seguida, num momento que poderiam tirar algum benefício dessa falta do flash, forçaram uma jogada pela rota inferior, o que resultou em uma resposta rápida da SKT, conseguindo trocar a eliminação de Teddy por 3 eliminações em cima dos europeus. Com essa vantagem na troca, a SKT aproveita para fazer mais um dragão do oceano.

Perdendo 2 objetivos bons e com 5 mortes em seu time, a G2 rapidamente reage a uma inversão de rotas e um teleporte por parte do Caps, que permite com que ele avance o máximo possível a rota do meio, para garantirem o Arauto e soltarem no mid, pressionando a rota o máximo que podem para garantirem um pouco de pressão de mapa de volta. Quando a G2 estava quase finalizando a torre, uma team fight estourou pela rota do meio, Clid consegue se desviar do engage inicial por parte do Mikyx, mas Wunder chegou a tempo de lutar com seus companheiros com sua ultimate, que consegue acertar Clid e Teddy, ganhando tempo para seu time. Enquanto isso Jankos ficou o tempo todo na luta zoneando Faker para que ele não entrasse na luta. De fato, foi uma luta bem controlada pela G2, mas destaque ao Caps, ao quão bem ele administrou suas jogadas, na qual estava “encurralado”, mas foi salvo por um cronômetro, até conseguir pegar um bom posicionamento.

Mais para frente, a G2 começa a punir erros da SKT, sendo o primeiro deles, Mata fora de posição, conseguindo sua eliminação. A partir daí, começaram a pressionar barão, forçando a SKT a comprar a luta, já que os europeus estavam em vantagem numérica, e sem o Nautilus do Mata não conseguiriam fazer muita coisa. Como resultado, eles conseguiram iniciar com a ultimate do Ornn e obtiveram uma luta favorável na selva da SKT.

Chegando nos 23 minutos de jogo, onde a SKT garante um dragão da montanha, a G2 empurra a rota do meio e rotaciona para a rota superior a fim de ganhar visão na selva inimiga, abrindo prioridade de Barão. Foi uma rotação muito boa por parte da G2, mas logo em seguida compraram uma luta na rota do meio, onde a SKT se saiu melhor com a eliminação em cima de Wunder e Mikyx, e aproveitaram da situação para garantir o Barão imediatamente.

Com o buff do Barão, SKT jogou Faker para a side, já que a Qiyana consegue limpar e empurrar a rota com facilidade e tem mobilidade, e o restante foi pressionar a rota do meio. A G2 reconhece suas fraquezas e opta por juntar suas forças e garantir a eliminação do Faker. Mas assim que o Faker retorna, a SKT joga o Khan para a rota inferior para splitar.Quando parecia o fim para a G2, com os coreanos quase derrubando torres tier 3, bem à frente no tempo, eles engatam uma luta sem medo após uma iniciação por parte do Mata sem follow up da SKT, conseguindo eliminá-lo e continuar a luta sem se expor demais aos minions buffados pelo barão. Por mais que Perkz e Mikyx não estivessem tão bem até o momento, suas jogadas partiam para isolar Teddy ou Faker da luta principal, reconhecendo sua condição de vitória e mantendo Caps vivo.

Aos 28 minutos ambos os times tem como objetivo garantir o Barão, para que ali se finalizasse a partida e para isso tentam controlar o máximo de visão possível ali por perto. A G2 achou um espaço para fazer uma iniciação com a ultimate do Ornn, mas que não foi muito bem, acertando apenas o Mata. Com prioridade no mid e controle de visão pela selva e lado superior, Faker vê um potencial pickoff em cima de Perkz em usa seu flash para garantir uma jogada, mas Perkz reage rapidamente com sua Parede de Vento, bloqueando o Q da Qiyana que estava com o elemental de água, mas sendo apenas atordoado por sua ultimate. Bloqueando a habilidade da Qiyana, Perkz consegue utilizar seu flash e se reposicionar. Khan tenta seguir a jogada do Faker, vindo pelo outro lado para flanquear e usou sua ultimate a fim de conseguir aplicar algum dano, mas sem sucesso, pegando apenas no Olaf do Jankos, que vem com um semblante para ter uma resistência mágica. A partir disso, a SKT tenta achar o melhor jeito de iniciarem em cima da G2, mas acaba sendo bastante desorganizado o posicionamento por parte da SKT, o que resulta em um pickoff em cima do Faker. Após isso, a G2 ainda consegue a eliminação do Clid, o que abre um espaço para fazer Barão sem que a SKT conteste.

Com o Barão em mãos, a G2 pressiona a rota do meio e rotaciona para a rota inferior para aproveitar o buff para levar as torres o máximo que eles conseguem. Eventualmente, a SKT consegue uma eliminação em cima do Perkz, mas que lhe custaram um inibidor da rota inferior. E assim, com sua vantagem numérica, a SKT aproveita para empurrar a rota do meio enquanto a G2 fazia um Dragão das Montanhas.

Como suas últimas esperanças de luta, a G2 força um 4×5, mas ao mesmo tempo tenta lutar o mais seguro possível, ganhando tempo para Perkz renascer. Caps utiliza seu flash e finge que vai iniciar, fazendo com que a Elise utilize seu Rapel. Após isso, Khan tenta chegar ao Caps, que vem como a principal peça e fonte de dano por parte da G2, mas com um ótimo controle individual, seu Zhonias utilizado a tempo garantiu sua sobrevivência. Já pelo outro lado, Perkz retorna ao jogo, juntando-se ao Mikyx, para combarem, conseguindo a eliminação de Faker, e um bom posicionamento para ir para cima de Teddy, que estava bem vulnerável nesse momento sem ultimate do Varus, nem seus feitiços (flash + heal), fechando com a eliminação do Mata e Khan e garantindo um quadra kill. Demorou, mas no fim, com toda essa adrenalina deu certo esse Yasuo! Com toda essa luta ocorrendo, Caps aproveitou da situação para usar seu teleporte na base inimiga, na qual já tinha super minions, e levar o jogo! A G2 foi muito superior nessa última luta, que poderia ter sido desastrosa, conseguindo um outplay e o avanço para a final do mundial!

Teremos uma final entre G2 e FPX que, pelo segundo ano consecutivo, vem provando que são regiões fortes! Ansiosos para a final? Qual seu palpite?

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *