Post thumbnail

Seraphine, nova campeã: vale a expectativa?

POSTADO POR Marina 15/10/2020

Revelada oficialmente Seraphine, nova campeã do League of Legends – que já rendeu muitas surpresas

Depois de muito mistério, finalmente conhecemos mais sobre a nova personagem que deve chegar ao LoL até o final do Campeonato Mundial de 2020. A Riot publicou um resumo da personagem na sua página oficial, contando algumas novidades da tão esperada Seraphine.

Além das duras críticas, habilidades poderosas e uma identidade visual belíssima, aqui vamos falar sobre toda a campanha de lançamento da Seraphine na internet.

Deixe os julgamentos de lado e vem comigo que vou te contar como foi essa história cheia de plot twists, que já deixou muitos jogadores hypados e frustrados, antes mesmo do lançamento.

Era uma vez no Twitter

Há mais de dois meses, a youtuber Camila “Streamie” começou a desconfiar da identidade da nova campeã do LoL. Conhecida por vazar novidades do jogo, Streamie tem ganhado cada vez mais alcance nos seus conteúdos por trazer informações bastante apuradas que costumam se mostrar verdadeiras.

 

Seraphine-China

Uma das primeiras dicas foram os textos escritos em chinês, uma provável referência ao campeonato mundial realizado em Xangai.

Em agosto, a streamer publicou vídeos no seu canal do Youtube, especulando sobre uma cantora fictícia que estava começando a fazer sucesso no Twitter. As imagens da personagem se assemelhavam bastante às artes do League of Legends, além de estarem cheias de referências escondidas.

Fato é que a expectativa já estava criada: Seraphine tinha que ser a nova campeã.

Outra característica muito importante que ainda não falamos é que, como você pode perceber ao fundo da foto, a personagem é bastante ligada ao cenário musical. Basta uma olhada rápida na sua conta do Twitter para encontrar vários covers e até uma música ‘própria’ – que descobrimos depois que existe desde 2017 e você pode ouvir a música original aqui.

Talvez agora você já tenha ligado os pontos que todos ligaram quando o assunto começou. LoL e música, essa combinação não é estranha…

K/DA: Início de um sonho

Foram muitos tweets e fotos cheios de referências até que uma convidada muito especial apareceu no conteúdo da Seraphine… Preciso dizer mais?

Seraphine-Cristais-KaisaAutografo-AhriSeraphine com bandana da Akali

 

A confirmação da participação da nova cantora na banda K/DA veio, também, pelo Twitter. A postagem, uma foto tipo polaroid da personagem sentada em um estúdio musical, tem na borda uma a anotação, ‘feita a mão’, que diz: “Trabalhando com K/DA, 19/9”

As expectativas já estavam altas quando a conta do próprio grupo de K-POP do League postou a foto com Seraphine. Com o feat oficialmente confirmado em todas as redes o hype explodiu.

K/DA feat Seraphine

Foto oficial do grupo K/DA reunido com a nova estrela.

Asked and answered. @seradotwav #KDA #SERAPHINE #COLLAB #CALLINGALLBLADES #BLADES #COMINGSOON

O tweet até o momento dessa postagem tem 130 mil curtidas, 31 mil retweets e 8,9 mil respostas. Nada mal, não é?

Jogabilidade: Deu tudo errado?

A ideia de quebrar a ‘quarta parede’ do jogo para trazer a personagem à vida antes mesmo de chegar em Summoner’s Rift foi impecável, digna de um prêmio. As músicas são maravilhosas e funcionam como um encantamento que vai te prender no replay. As artes e o conceito são lindos, te fazem até querer ser amiga da Seraphine. Mas, e a jogabilidade?

Então, é aí que a coisa pode ficar um pouco complicada. Como disse no começo dessa matéria, a Riot publicou oficialmente as habilidades da personagem e não podemos dizer que a recepção foi das melhores.

Os usuários do Twitter comentaram muito, e entre reclamações e elogios, outra campeã foi parar no Trending Topics. Mas calma, já vamos chegar lá.

Habilidades da Seraphine

Você pode conferir o vídeo completo do kit de habilidades da Seraphine aqui.

Passiva – Presença de Palco :

Após utilizar suas habilidades 3 vezes, a 4ª recebe um ‘eco’ e se duplica automaticamente. Outro ponto importante da passiva de Seraphine, é que ela faz com que cada uma de suas skills receba uma nota ao ser utilizada, aumentando alcance e dano de ataque.

Q – Nota Aguda:

A campeã lança em linha reta a habilidade e causa dano mágico variável de acordo com a vida do alvo.

W – Som Envolvente

Seraphine concede velocidade de movimento e escudo a si mesma e aos aliados em área. Se a personagem já estiver envolta por escudo, a habilidade também cura os aliados.

E – Ritmo Contagiante

A habilidade, também skillshot, causa lentidão aos campeões inimigos na direção da habilidade. Se os inimigos já estiverem com a velocidade debilitada, serão enraizados. E se já estiverem enraizados, serão atordoados.

R – Bis

A cantora monta seu próprio palco e projeta sua habilidade que causa encantamento, como de Ahri e Evelynn, em área. Além disso, causa dano mágico e tem seu alcance aumentado a cada campeão, aliado ou inimigo, atingido.

Ou seja, Seraphine não veio pra brincar em Summoner’s Rift. Com charms, stuns, slow e de tudo um pouco, a campeã tem tudo para ser um ótimo suporte e, até mesmo, uma maga fortíssima na rota do meio.

Agora vamos ao que você deve estar pensando!

Já ouvimos esses sons antes

Se você joga League of Legends há algum tempo já entendeu a razão de tantos debates nas redes sociais durante essa semana. A nova campeã prometeu muito e, aparentemente, vai entregar uma jogabilidade com mais do mesmo.

Suas habilidades lembram outras que já conhecemos no jogo, o que é normal em um jogo com tantos campeões. O grande problema para alguns jogadores é a semelhança significativa com a Sona.

A mecânica, os atributos das habilidades e até o envolvimento com música de Seraphine são muito parecidos com o que já vemos na primeira suporte, que existe no jogo desde 2010. Além das semelhanças, jogadores apontaram também que Sona, em 10 anos desde seu lançamento, nunca recebeu um rework consistente.

Falta mecânica?

Praticamente todas as habilidades da nova campeã são baseadas em projéteis lançados em área, que dependem exclusivamente da mira do jogador para acertar, ou destreza do inimigo em desviar.

Nos últimos meses nos deparamos com algumas mecânicas bastante interessantes para outros campeões novos, como Lillia, Yone e Samira. Ainda que esses personagens não sejam perfeitos ou ainda precisem de balanceamentos, chegaram em Summoner’s Rift com propostas menos comuns do que o que, aparentemente, devemos esperar para Seraphine.

É verdade que nem todos os campeões precisam de mecânicas complexas e inovadoras! Lux e Morgana, por exemplo, tem mecânicas semelhantes desde o princípio do jogo, e funcionam muito bem.  É por isso que talvez parte do problema da Seraphine não esteja exclusivamente na mecânica ou na semelhança com a Sona, mas na soma de todos os fatores.

O investimento valeu a pena?

Pode ter certeza que a Riot investiu bastante para realizar todas essas ações, criar artes e lançar tantas músicas, a questão é se o retorno vai valer a pena todo o esforço.

A expectativa altíssima, como foi em alguns nichos da comunidade de League of Legends, nem sempre é um ponto positivo no lançamento de novos personagens. Ao mesmo tempo em que alguns jogadores continuam muito animados, outros se frustraram e já desistiram de investir seus preciosos RPs para comprar a campeã ou suas skins.

A realidade é que, antes de qualquer crítica ou julgamento, o que nos resta é esperar para saber como será o desempenho da campeã na prática, após o lançamento no servidor oficial.

Seraphine entrou no patch do PBE, servidor de testes, no dia 13 de outubro, e deve estar disponível no servidor comum até o final do campeonato mundial.

Ah, também é provável que na cerimônia de encerramento do Worlds, venham mais músicas, novidades e apresentações incluindo a misteriosa voz por trás de Seraphine, que ainda não foi revelada. Então, ainda temos muita notícia vindo por aí, continue acompanhando pelo You Go Girls!

 

Imagens via Riot Games

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *