Por que é importante apoiar as mulheres?
Não só no cenário dos games, mas em todas indústrias, é muito importante apoiarmos as iniciativas de mulheres. Temos uma extensa lista de mulheres que estão há anos no cenário e ainda buscam reconhecimento, ou ainda as que acabaram desistindo do jogo, preferindo o marketing da imagem e likes no instagram (lembrando que isso não é uma crítica ofensiva a nenhuma delas, desejamos muita sorte e que bom que conseguiram ser reconhecidas em algum meio).
O que os homens (principalmente) podem fazer para apoiar?
Toda mulher gamer já recebeu algum comentário sexual dentro do jogo e foi assediada. O primeiro passo para mudar isso e apoiar as mulheres é sexualizar menos as mulheres, e quando cito mulheres, são todas.
As meninas da escola, da faculdade ou do trabalho, dos filmes, das séries, dos vídeos, das streams, dos animes e todas fanarts, das champs e de suas roupas. Quando você assiste e dá like em um vídeo “AS MULHERES GAMERS MAIS LINDAS DO YOUTUBE”, você não está dando like porque ela é gamer e joga muito bem, o seu like é apenas para as MAIS LINDAS. O primeiro passo é tentar diminuir a combinação entre mulher e sexualidade.
O segundo passo, é ter empatia e se colocar no lugar do outro. É muito difícil, mas imagine se all the womans começassem a implorar para que homens desinstalarem o jogo e fossem servir no quartel?! Ou se víssemos algum jungler, e déssemos hate antes mesmo da partida? É muito chato, mas nós mulheres passamos por isso várias vezes ao dia, em diferentes partidas. Não afeta só o emocional, mas também o psicológico e faz muitas mulheres com talento desistirem de continuar ou se esconderem nesse mundo virtual.
Wonder Women Tech
Em uma campanha de Janeiro/2018, a ONG Wonder Women Tech convidou jogadores e youtubers homens para usarem usernames femininos em partidas online, a experiência se chamou #MyGameMyName, e o resultado não nos surpreende.
É este cenário que queremos mudar, menos tóxico! E se você acha que somos capazes de enfrentar esse sexismo e machismo dentro da comunidade gamer, você pode ajudar com o terceiro passo: Compartilhando o máximo que puder de informações, vídeos, fotos, sites, ongs e tantos outros projetos que como o nosso, querem igualdade. Algumas pessoas podem achar bobeira, “geração mimimi”, mas tenha certeza que você pode ajudar alguém a refletir, alguém que queira fazer diferente, fazer chegar aos grandes times e patrocinadores, e repensarem se realmente não há espaço para os times femininos, ou se as mulheres só ganham espaço vendendo sua imagem. Isso é MUITO importante para nós!
Who run the world? Girls!
Carioca da gema, 23 anos, mãe, feminista, psicóloga em formação e dona do @clubdaterapia, amante de velas naturais, aspirante a gastronomia, a própria Felícia e etc. Principalmente o etc.
Sáskya
24/10/2018 at 20:48
Estou tão feliz por ter encontrado esse site, <3
A minha monografia é sobre Violência Contra a Mulher em Jogos Online, esto terminando de escrever. Convidei todas que entrevistei para ver esse site.
Aqui eu vou encontrar o apoio que preciso para voltar a jogar.