Post thumbnail

Começa hoje, 27 de março, os playoffs do CBLOL 2021. Apenas quatro times disputam duas vagas nas semi finais.

Apesar de soar um pouco estranho, é isso mesmo o que acontece no Campeonato Brasileiro de League of Legends 2021. Com o início do sistema de franquias este ano algumas mudanças de formato aconteceram para deixar a competição ainda mais interessante.

Tabela de jogos dos Playoffs do CBLOL 2021

Fonte: Riot Games.

Como é a classificação para playoffs do CBLOL

Diferente das edições anteriores, em 2021 o torneio traz a proposta análoga ao que já acontece em outras ligas major. Esse modelo é uma forma de beneficiar, em especial, os dois primeiros colocados no campeonato, dando um ‘pézinho’ para quem se destacou ao longo de toda a fase de pontos, mas também tentar balancear mais os jogos, e chegar em uma final altamente competitiva.

Na prática, o que acontece:

  • 1º colocado – Passa para semi finais, chave 1;
  • 2º colocado – Passa para semi finais, chave 2;
  • 3º colocado e 6º colocado – Se enfrentam nas quartas de final e o vencedor conquista vaga na chave 1;
  • 4º colocado e 5º colocado – Se enfrentam nas quartas de final e o vencedor conquista vaga na chave 2.

 

Com isso o campeonato fica um pouco mais emocionante, fazendo com que os times que ocuparam as duas primeiras posições da tabela de pontos só se encontrem novamente numa possível final.

Times classificados

1º lugar – Flamengo

A nação Rubro Negra encerrou a primeira metade do campeonato invicta, e se tornou o grande perigo para os demais times da competição. No entanto, já na segunda parte da fase de pontos, não se mostrou a mesma equipe consistente que vimos no início.

Nas últimas duas semanas, o time não conseguiu pontuar em nenhum dos quatro jogos, perdendo até para organizações que não conseguiram se classificar para os playoffs do CBLOL. Nada é definitivo, mas o time ainda promete mudanças e melhoras.

 

O Flamengo Esports encerrou a etapa regular com 13 vitórias e 5 derrotas.

2º lugar – Vorax

O time da Vorax, apesar de um dos novos nomes da competição, já tem uma boa experiência no cenário. A organização, que resultou da fusão entre Falkol e Prodigy, até chegou desencontrada nas primeiras semanas mas fechou a fase de pontos com chave de ouro.

O crescimento da equipe foi o grande destaque do campeonato, venceram 4 das últimas 5 partidas da etapa regular. Fato curioso é que, justamente o confronto que perderam foi para a Kabum, que pode ser sua adversária na final, dependendo do resultado das quartas. Ainda tem muita emoção pelas próximas semanas!

A Vorax fechou a primeira fase empatada em pontos com o Flamengo, no entanto, por ter perdido os dois confrontos diretos contra os rubro negros, se manteve na segunda colocação.

 

3º lugar – RED Kalunga

Os vencedores do Circuito Desafiante de 2020 chegaram ganhando tudo com um time completamente sintonizado. Infelizmente para a RED, os jogadores aos poucos foram mostrando uma certa ‘indisciplina’, apontada pelos próprios players em entrevistas.

A equipe começou as primeiras semanas invicta ao lado do Flamengo, só que, depois que perdeu o confronto para o líder, as coisas começaram a desandar. Os jogos passaram a ser um pouco menos de consistentes, especialmente no mid game, que tem sido o ponto fraco da matilha.

RED Kalunga teve 12 vitórias e 6 derrotas ao final da etapa regular.

 

4º lugar – LOUD

O time novato na modalidade, mas já muito conhecido e querido pelas torcidas, viveu uma montanha russa de emoções durante a etapa de pontos.

Exemplo disso foi terem perdido os dois confrontos diretos contra o Cruzeiro, que ficou entre os eliminados dos playoffs do CBLOL, mas ganhado duas partidas contra Kabum e, também, o último jogo contra o Flamengo.

A equipe reconheceu algumas falhas e fez mudanças de elenco, trazendo o jungler do Academy para o CBLOL, o que mudou o estilo de jogo do time. E, mesmo os próprios players reconheceram suas fraquezas e dificuldades:

O resultado da LOUD mostra que quando o time está disposto a crescer e mudar, mesmo os erros podem ser vistos de forma positiva.

A LOUD fechou a fase de pontos com 11 vitórias e 7 derrotas.

5º lugar – paiN

Tradicional no cenário, a paiN teve bastante dificuldade no início da fase de pontos. Apesar de terem passado por poucas mudanças de elenco, foi perceptível o desencontro entre os jogadores.

Apenas Esa foi substituído pelo coreano Lucy, na posição de suporte, e a troca talvez tenha impactado não só na forma de jogar. A comunicação em língua estrangeira, por vezes, pode ser um empecilho dentro de jogo, por isso muito se especulou sobre a dificuldade de sintonia entre os players.

Independente de qual tenha sido a questão, a paiN se reencontrou e na segunda metade da fase de pontos mostrou porque é tão querida pela torcida e venceu, até mesmo, o líder do campeonato.

O time fechou a etapa regular empatado com a LOUD, em 11 pontos, mas perdeu a posição para o adversário no critério de desempate de confrontos diretos.

6º lugar – KaBuM

Os ninjas começaram o campeonato desfalcados, dois de seus jogadores estrangeiros ainda não haviam chegado ao Brasil. Com a chegada de Ryan e Wizer vimos a mudança acontece e uma KaBuM completamente diferente entrar no Rift.

É importante ressaltar, também, o desempenho do Professor, jogador da posição suporte, que começou o campeonato com força total mas, aparentemente, perdeu um pouco do fôlego. Mesmo os coreanos entrando na competição, a equipe ainda não se mostrou tão consistente quanto esperado.

Isso fica evidente quando observamos que, apesar de terem sido os primeiros a ganhar do Flamengo, tirando a invencibilidade da equipe rubro negra, também perderam alguns jogos para times da parte de baixo da tabela. Ou seja, precisaram suar a camisa para conquistar sua vaga nos playoffs.

A KaBuM fechou a fase de pontos com 9 vitórias e 9 derrotas, mais uma amostra de que ainda há muito o que trabalhar dentro de Summoner’s Rift.

Datas e confrontos – Playoffs CBLOL

LOUD x paiN Gaming

  • Data: 27 de março – sábado
  • Horário: 13:00
  • Formato: Melhor de 5
  • O vencedor enfrentará o Flamengo nas semi finais.

RED Kalunga x KaBuM

  • Data: 28 de março – domingo
  • Horário: 13:00
  • Formato: Melhor de 5
  • O vencedor enfrentará a Vorax nas semi finais.

Playoffs do CBLOL – Desclassificados

7º lugar – Cruzeiro

Equipe estreante no cenário, o Cruzeiro começou o campeonato ganhando a primeira partida, justamente contra a última campeã, INTZ. A expectativa foi alta mas, infelizmente, não conseguiram seu lugar nos playoffs do CBLOL.

E, na última terça feira, 23 de março, a E-Flix, parceira do Cruzeiro dentro dos esports, comunicou o encerramento de contrato com a equipe. Os motivos específicos ainda não foram divulgados para a imprensa, mas você pode ler a nota oficial da E-Flix aqui e a nota oficial do Cruzeiro Esports aqui.

A equipe mineira fechou a fase de pontos com 6 vitórias e 12 derrotas.

8º lugar – INTZ

O time dos intrépidos, vencedor do último split do Campeonato Brasileiro de League of Legends, brigou até o último segundo para conquistar sua vaga nas eliminatórias, mas não conseguiu ir para os playoffs do CBLOL e teve que se contentar com a 8ª colocação. Uma queda espantosa para a organização.

O começo de campeonato da INTZ não teve resultados muito positivos e, por mais que no final tenham conseguido fazer boas partidas, ainda não foi o suficiente. Na última semana dependiam não só de ganhar confrontos contra KaBuM e paiN, que já estavam muito fortes na competição, como também precisavam que a KaBuM perdesse a partida contra o Cruzeiro. Para tristeza da equipe, nada disso aconteceu.

Os intrépidos conquistaram apenas 6 vitórias, equiparados com o Cruzeiro, mas perdendo a colocação pelos critérios de desempate.

 

9º lugar – FURIA

Já bastante conhecida no League of Legends, para chateação dos torcedores da FURIA também está entre as equipes que não vão jogar os playoffs do CBLOL.

Apesar de ter vencido confrontos importantes na segunda metade da fase de pontos, contra Flamengo, RED Kalunga e KaBuM, o time talvez ainda não tenha encontrado sua melhor forma de jogo.

Furia encerrou sua participação com apenas 5 vitórias e 13 derrotas.

 

10º lugar – Rensga

Os caubóis podem não ter dado um show dentro do Rift, mas mostraram que não estão para brincadeira. Aos poucos, a Rensga, que já jogava o Circuito Desafiante, tem conquistado a torcida com sua comunicação autêntica nas redes sociais e um bom desempenho no CBLOL Academy.

Ainda assim, é importante realçar que retomaram as rédeas na penúltima semana e venceram o time do Flamengo. Por mais que a vitória represente apenas 1 ponto na tabela, mostra que estão se preparando mais e mais para enfrentar os desafios do próximo split.

A Rensga fecha a fase regular com humildes 4 pontos, mas que podem significar muito para o futuro.

 

Assista os playoffs do CBLOL

Você pode assistir o Campeonato Brasileiro de League of Legends em vários canais:

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *