Post thumbnail

Mulheres inspiradoras que gostaríamos de enaltecer

POSTADO POR Karolina Florindo 08/03/2023

Como é de conhecimento de muitos, no dia 08 de março é celebrado internacionalmente o dia das mulheres. Esse dia representa a luta diária que nós realizamos, para uma sociedade mais igualitária e respeitosa para/com as mulheres.

Separamos algumas, de muitas, mulheres que nos inspiram e influenciam a pensar e a refletir sobre um horizonte mais plural e justo para todas nós. 

Viola Davis

Viola se tornou a primeira mulher negra a ganhar um Emmy na categoria de Melhor Atriz em Série Dramática, além de possuir um Oscar por Melhor Atriz Coadjuvante. Neste ano, ela concorrerá novamente à estatueta, por sua atuação em “A Mulher Rei” (2022). 

Viola Davis e John Boyega em “A Mulher Rei. Reprodução: Sony Pictures.

A trama compartilha nuances de guerreiras africanas que, nos séculos 18 e 19, enfrentaram batalhas e preconceitos, embora elas fossem exímias soldadas. Viola atua sendo a general Nanisca, que é uma mulher destemida e excelente líder.

A atriz, para além das telas, nos convida a arquitetar ações para o reconhecimento de mulheres empenhadas com mudanças na sociedade. 

 

Sarina Wiegman

A holandesa segue quebrando recordes quando o assunto é futebol feminino. A atual técnica da seleção inglesa, novamente, ganhou o prêmio de Fifa The Best de melhor treinadora de futebol feminino do mundo em 2022. 

Sarina Wiegman recebe o prêmio Fifa The Best. Reprodução: Twitter.

Sarina comanda as inglesas que apresentaram excelentes resultados – não à toa que ganharam a Eurocopa com o saldo de somente 4 empates em 29 jogos. 

Sabemos o quão árduo é lidar com os preconceitos e machismos nos campos. Mas Sarina segue driblando essas barreiras e demonstra a força e a genialidade do futebol feminino. 

 

Babi Micheletto 

Para quem acompanha eSports, é quase impossível não se deparar com a voz magnética da Babi Micheletto. Com um talento nato, traz muita emoção e vivacidade a cada partida que ela se propõe a narrar. 

Babi, vencedora do Prêmio eSports Brasil. Reprodução: Twitter.

No final do ano passado, Babi conquistou o prêmio de Melhor caster no Prêmio eSports Brasil. Ela foi a primeira narradora a garantir o troféu nesta categoria. 

O trabalho da Babi acaba por suscitar novas vozes para o cenário, devido ao seu pioneirismo. 

 

Olga Rodrigues

Ainda no meio de eSports, outra mulher extremamente importante para o cenário de CS:GO é a jogadora da FURIA, a Olga. 

Olga no campeonato ESL Impact Katowice. Reprodução: Twitter.

Dentre os inúmeros títulos que ela conquistou ao longo de sua carreira, uma das suas maiores conquistas foi se tornar a  primeira treinadora e pro player trans do Brasil. 

Em inúmeras entrevistas, ela discorre sobre sua trajetória e a importância de correr atrás daquilo que gosta. Concretizar seus sonhos profissionais parecia distante… Mas ela segue  mostrando que é especialista em transformar seus objetivos em realidade!

 

Sônia Guajajara

Sônia é conhecida por debater ativamente sobre pautas dos povos originários. Ela está realizando história, ao se tornar a  primeira mulher indígena a assumir um ministério no Brasil. 

Sônia na Primeira Marcha das Mulheres Indígenas, em Brasília. Reprodução: Katie Maehler/Flickr/@apiboficial

A ministra representará múltiplas vozes de comunidades que por vezes são invisibilizadas em nossa sociedade. 

O empenho de Sônia é extremamente importante para a consolidação de um país plural e respeitoso mediante a diversidade. 

 

Michelle Yeoh

É a primeira mulher asiática a ganhar o SAG Awards na categoria de melhor atriz. Além de garantir um Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz de Comédia.

Michelle em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” Reprodução: A24.

A atriz voltou aos holofotes devido ao longa “Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” (2022). Contudo desde 1992 ela se mostrou presente nos filmes, sendo principalmente de ação. Esse gênero é onde ela é prestigiada e reconhecida por sua atuação e seus movimentos de artes marciais nas telas. 

Ainda, Michelle traz à tona questões como etarismo e representatividade. O desempenho dela é impecável nas cenas e em seus posicionamentos críticos em relação a ausências de oportunidades a pessoas asiáticas no meio artístico.

 

Malala Yousafzai

Lembramos dela como sendo uma criança que se posicionou a favor do direito das pequenas à educação. Mas, desde então, ela continuou inspirando o mundo!

Malala Yousafzai. Reprodução: Twitter.

Além de ser ganhadora de um Nobel da Paz, Malala segue sua trilha para uma sociedade mais justa, onde meninas e mulheres possam se apropriar de suas potencialidades e exprimir pensamentos e opiniões. 

Essas mulheres representam o potencial da força feminina, que foi tolhida por muitos anos… E que agora, finalmente, abre espaço para histórias de vida mais livres. E mais cheias de voz.

 

Essas histórias se unem entre si, por todo o globo, tecendo o pano de fundo de conquistas, respeito e reconhecimento.

A cada dia, nós lutamos em busca de um horizonte mais igualitário e que não nos limite. Esse post englobou algumas de tantas mulheres que se propõem a ir além das barreiras que nos impedem de crescer e apoiar o florescimento de tantas outras mulheres. 

Qual outra mulher você considera inspiradora? Já manda esse textinho para ela, aproveita e já manda um recadinho dizendo o porquê dela ser inspiradora para você <3 

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *