Hoje venho trazer um modo de jogo diferente, um modo que existe a muitos anos, mas ainda pouco explorado.
Magic se iniciou por volta de 1993, sendo o primeiro jogo de TCG, cujo objetivo do jogador é vencer o oponente fazendo com que chegue a zero de vida. O jogo em si possui diversos mundos e tribos, onde você pode criar diversos baralhos temáticos, conhecidos como deck e/ou grimório, existindo assim diversos modos de jogo.
Porém a pouco mais de seis anos, vendo a necessidade de uma comunidade com respeito entre jogadores, foi assim fundado a Bacon Arcano, composta por três tutores que construíram o projeto e colocaram em prática, dedicando assim horas e estudos para uma comunidade justa e com objetivo de passar aos jogadores o prazer de jogar com respeito e igualdade.
O formato usado pela Bacon Arcano e as Herdeiras é o Toucinho (um formato não oficial da Wizard), o formato toucinho existem regras de quantidades de cartas de acordo com especialidades dessa carta, 3 comuns, 3 incomuns, 2 raras, 1 mítica, 1 lendária (independente da raridade).
“A delimitação para as raridades foi criada com base no princípio de repetição que os Decks sofrem em outros formatos. Isso é, a constância de cartas repetidas em um unico Deck e as insistentes estrategias lineares. Com essas regras, o uso de cartas exclusas em todos os meios do Magic pode enfim ter espaço no jogo em Decks completamente novos, arquétipos inéditos e estratégias nunca antes pensadas. ”
Herdeiras da Fênix
Entretanto ainda assim a maior parte da comunidade era masculina, onde havia poucas meninas que tinham o interesse de jogar, vendo então a necessidade de maior visibilidade das mulheres dentro da comunidade e de um espaço para que as mesmas se sentissem a vontade de jogar sem julgamentos ou preconceito pelo gênero.
Andreia uma das fundadoras do projeto, iniciou o grupo Herdeiras da Fênix ainda dentro da comunidade da Bacon Arcano, porém composta apenas por mulheres, contando com eventos exclusivos e dedicados para mulheres. A partir de uma experiência ruim relacionado ao universo de jogos, Andreia via a necessidade de mostrar que mulheres também podiam jogar e que muitas vezes eram tratadas com descriminalização por serem mulheres, sem contar a dificuldade que encontrou para aprender sobre o universo dos games por ter sido privada desde pequena por conta do seu gênero.
Formada em jogos digitais, sempre via impedimentos impostos por conta do gênero, sentia reprimida e foi o que lhe trouxe mais garra e força para criar o grupo das Herdeiras, o grupo foi fundado no fim de 2019, mas já consegue ver um crescimento de interesse por parte das mulheres dentro da comunidade da Bacon e se sente gratificada pela resposta tão imediata que vem sofrendo.
“Quero fazer com que seja trago igualdade e o mesmo nível de experiência dentro de um jogo, indiferente de gênero, que seja para todos”.
E finaliza dizendo que todos são bem vindos na comunidade, aberta com eventos o ano inteiro e tutores que auxiliam os interessados. Para mais informações podem acompanhar no site da Bacon Arcano:
http://baconarcano.blogspot.com/
Amadora no mundo dos games, com um coração que quer abraçar o mundo, tentando construir pessoas melhores e apaixonada pelo mundo Geek, essa sou eu, tentando trazer uma visão de que meninas podem jogar sim, e somos tão boas quanto.
ANA LAURA CRUZ
18/01/2020 at 00:48
Ameiii o post das herdeiras, participo e amo participar, quero q ele só cresça, parabéns a autora do post ♡