Em 2022 a Riot Games anunciou um novo formato de campeonatos para 2023, a liga das franquias.
Ao todo serão 21 ligas ao redor do mundo contando com 3 ligas internacionais com 10 times participantes. As regiões das franquias estão separadas por Europa (EMEA), Américas e Ásia.
Nas franquias das Américas os 10 times que estarão disputando a liga são:
- Loud, Fúria e MIBR pelo Brasil
- KRU Esports e Leviatán pelo Latam
- 100 Thieves, Cloud9, Evil Geniuses, NRG e Sentinels pela América do Norte
Os 10 times da liga do EMEA que consiste em Europa, Oriente médio e África são:
Vitality
BBL
Giants
KOI
Fnatic
Karmine Corp
FUT Esports
Heretics
Natus Vincere
Team Liquid
E não menos importante a liga do pacífico consiste nos times:
Zeta Division
DRX
Talon Esports
T1
Rex Regum Qeon
Gen G
Paper Rex
DetonatioN Game
Union Team Secret
Global esports
Como a vaga das franquias não são fixas, os times que não foram chamados irão disputar anualmente uma vaga que será decidida por campeonatos regionais a princípio, os chanllegers, para assim poder prosseguir e tenta uma vaga no Ascension que é a liga que consiste entre os campeões do NA (América do Norte), Latam Norte, Latam Sul e Brasil. O grande campeão deste torneio garante uma vaga para a liga internacional no ano seguinte.
Atualmente no Brasil o time que está disputando a vaga nas franquias é a The Union, que se consagrou campeã do último split do challengers BR. Porém ainda muitos outros times tem o que mostrar nesse segundo split do challengers BR, já que todos querem uma vaga no Ascension.
A Riot mostrou ao mundo um pouco do que será a liga das franquias no campeonato de abertura chamado Lock/IN que foi realizado na cidade de São Paulo no Brasil. Ao todo foram 32 times de todas as ligas para mostrar ao mundo um pouco do que vem pela frente. O time que levantou o primeiro troféu do Lock/IN foi a Fnatic, numa disputa acirrada com a Loud que terminou em 3×2 para o time europeu, além do título, garantiu também mais uma vaga para o VCT Masters Tokyo 2023.
No dia 1º de Abril começará a liga das Américas e o hype dos brasileiros esta em alta, ainda mais quando teremos a Loud, que se consagrou campeã da Champions em 2022, disputando o torneio, sem falar do alto desempenho que o time teve no Lock/IN ficando em 2º lugar, apesar da mudança na lineup.
Mas será mesmo que a liga das franquias é algo que vá deixar o VALORANT mais disputado como a desenvolvedora deseja ou vai ser algo como nas franquias de League of Legends que terá dominância de times específicos?
Com toda certeza logo menos teremos as respostas dessa pergunta, mas e você? O que espera dessa franquia das Américas?
Quer ficar por dentro de tudo das Ligas das Franquias? Acompanhe aqui no YouGoGirls!
Adrieli Moda
26/03/2023 at 20:54
Ficou maravilhoso!!!!