Post thumbnail

Trabalhar com ilustração de games não é uma profissão comum. Sendo assim, as entrevistadas contaram um pouco sobre como descobriram essa carreira, seus métodos de estudos, seus primeiros trabalhos e seus desejos para futuro.

O ilustrador é responsável por criar ilustrações que serão usadas para promover jogos. Sendo necessários conhecimentos em fundamentos da arte. Grande parte dos ilustradores brasileiros, atualmente, trabalha como freelancer.

Lara Melo, 30, ilustradora freelancer

Lara Melo é formada em Arquitetura e Urbanismo e se dedica aos estudos de ilustração há aproximadamente 3 anos. Descobriu que a ilustração de games poderia ser uma carreira de fato mediante um podcast sobre o assunto e nesse momento decidiu que essa era a sua profissão dos sonhos.

Ilustração

Ilustração via Lara Melo ArtStation/Reprodução

Acerca dos métodos utilizados para começar os estudos, Lara conta:

Eu comecei fazendo um curso bem básico de pintura digital e logo depois fiz mentoria com a Ursula Dorada. Foi na mentoria que eu descobri que é necessário estudar fundamentos de arte sempre.

Sobre seus projetos até o momento e o seu desejo futuro, declarou:

Até o momento trabalhei com ilustrações para publicidade e fiz a pintura de um quadrinho. Quero conseguir me inserir no mercado de ilustração, e conseguir trabalhar com o que eu amo!

Para se inspirar nas ilustrações de Lara Melo siga-a no Instagram e acompanhe seus trabalhos na ArtStation.

Anna Perci, 26, ilustradora freelancer

Anna Perci conta que descobriu a ilustração de games como uma carreira possível de ser seguida em 2017, durante uma palestra sobre o assunto. Os métodos utilizados para iniciar os estudos foram cursos direcionados a isso e, disse também, estudar diariamente as principais dificuldades dela.

Ilustração

Ilustração: Anna Perci Artstation/Reprodução

Anna Perci conta um pouco sobre sua carreira até o momento:

Comecei a estudar este ano e entrei na carreira recentemente pegando alguns trabalhos para empresas do exterior. Criei personagem para uma campanha gringa de rpg lançada no kickstarter, trabalhei para a Riot Brasil criando stickers de Valorant e fiz algumas ilustrações do campeão mundial de League of Legends para a Mastercard de NY, fora as encomendas que sempre estão no meio.

E o que deseja para o futuro:

Um trabalho dentro de estúdio ou em alguma empresa AAA (Triplo-A é uma classificação utilizada para jogos com os maiores orçamentos e níveis de promoção).

A ilustradora freelancer contou ainda que uma de suas maiores conquistas foi trabalhar para Riot Games. Para se inspirar nos trabalhos de Anna Perci siga ela no Instagram e acompanhe suas postagens na ArtStation.

Amanda Duarte, 31 anos, ilustradora sócia no estúdio Mad Boogie Creations

Amanda possui o próprio estúdio de ilustração e descobriu a ilustração de games quando trabalhava com direção de arte em uma agência de publicidade. Para ingressar nessa nova profissão ela fez um curso presencial de pintura digital no Rio e depois continuou a buscar por cursos tanto presenciais quanto online.

Ilustração de Games

Ilustração: Mad Boogie ArtStation/Reprodução

Amanda Duarte conta um pouco sobre sua carreira:

No início da minha carreira trabalhei em agências e produtoras de publicidade, escritórios de design e fotografia, empresas de jogos.. mas o que melhor funcionou pra mim foi ter meu próprio negócio com meu marido e sermos autônomos, não só na profissão como nas escolhas, horários, tudo.

Quando perguntado sobre as maiores conquistas dentro da ilustração de games até o momento, Amanda disse:

Trabalhar para clientes como Ubisoft, Blizzard, FFG; trabalhar no novo jogo AAA dos caras que fizeram o Bioshock; e todos os clientes de médio porte que nos deram 100% de liberdade criativa pra fazer jogos com “a nossa cara” e ver o produto final em mãos (tanto digitalmente em apps, na Steam, nos grandes consoles, quanto fisicamente, em jogos de card e tabuleiro).

Atualmente, a ilustradora conta que tem buscado a possibilidade de criar IPs próprias para possíveis desenvolvedores interessados, o que mais motiva Amanda nos últimos tempos é a participação em todo o desenvolvimento visual e na criação de histórias.

Para acompanhar um pouco mais dos projetos dela a siga no Instagram e acompanhe seus trabalhos no ArtStation.

 

Todas as entrevistadas afirmaram que o estudo de Ilustração de Games não é fácil por conta dos equipamentos necessários para estudar e trabalhar possuírem um preço elevado.

Além disso, ao serem questionadas sobre a existência de uma diferença de gêneros nesse meio, a resposta foi sim, ainda que nem todas tenham passado por experiências de preconceito ou de assédio por serem mulheres. Mais uma profissão em que mulheres talentosas buscam ocupar seus espaços.

Quando se procura por ilustradores já estabelecidos nessa carreira, em sua grande maioria são homens, mas já existem algumas mulheres que proporcionam esperança para as ilustradoras que estão começando agora, por exemplo, Ursula Dorada , Giselle Almeida, Caroline Gariba e a própria Amanda Duarte.

Se você tem interesse em seguir essa carreira acompanhe as ilustradoras citadas e se inspire no trabalho delas!

Para conhecer mais mulheres inspiradoras confira outras matérias no You Go Girls!

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *