VCT Game Changers: o cenário inclusivo ao redor do Mundo
A Riot anunciou que o tão esperado campeonato mundial inclusivo de VALORANT — o Game Changers Championship — esse ano (2023) será sediado no Brasil entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro.
O cenário inclusivo vem crescendo bastante no país. A primeira etapa do VCT Game Changers Series — circuito brasileiro do Game Changers que decidirá qual time representará o Brasil no mundial — terminou no dia 28 com a Team Liquid campeã e o campeonato chegou a bater 70 mil espectadores simultâneos na semifinal (27).
MANO, ACABEI A NOTÍCIA QUE HOJE O #VCTGAMECHANGERS BATEU SETENTA MIL ESPECTADORES SIMULTÂNEOS!
— Gustavo Melão (@melaogustavo) March 28, 2023
Isso é muuuuuuito daora. O nível dos confrontos tá insanooooo
O mundial inclusivo, além da vaga brasileira, contará com 7 outras vagas divididas entre as regiões EMEA, NA, LATAM, SEA e JP/KR/CN.
Cada região terá seu próprio circuito para decidir o(s) seu(s) time(s) representante(s). Conheça o formato de cada uma delas:
BRASIL
No Brasil, temos o VCT Game Changers Series que será dividido em duas etapas Series 1, que já foi finalizada, e Series 2. Em cada etapa serão distribuidos Pontos de Circuito.
Cada uma conta com três qualificatórias abertas — em parceria com a GamersClub — nas quais os oito times que ficarem com a maior pontuação ao final das três avançam para o Main Event.
Os Pontos de Circuito serão distribuídos conforme a colocação final da Equipe no Game Changers Series de cada etapa. O time com a maior pontuação total ao final das duas irá se classificar para representar o Brasil no Mundial.
Onde assistir:
EMEA
Na região da Europa, tem-se um novo formato de competitivo diferente do ano anterior, além de um novo ecossistema para fomentar o cenário inclusivo.
Teremos o VCT Game Changers EMEA, que contará com um total de 16 equipes, sendo cinco delas composta pelas melhores jogadoras do ano passado e as outras onze por meio de uma única Open Qualifier (Qualificatória Aberta). O campeonato terá uma fase regular e os playoffs, ao final da temporada os dois melhores times estarão classificados para o Championship.
As equipes convidadas foram:
- G2 Gozen — atual campeã mundial
- Guild X
- NaVi Celestials
- Ninjas in Pyjamas(antiga Rix.GG Lightning)
- CBA (antiga TENSTAR Nova)
Além disso, haverá um sistema de promoção e rebaixamento. No VCT Game Changers: Contenders as equipes competirão para tentar conseguir subir na pirâmide e entrar no VCT Game Changers EMEA. Enquanto as equipes que ficarem nos últimos lugares no Game Changers EMEA irão cair para o Contenders.
VCT Game Changers EMEA: Stage 1 – Open Qualifier
A Qualificatória Aberta do VCT Game Changers EMEA: Stage 1 irá acontecer entre os dias 5 e 9 de Abril e contará com o máximo de 128 equipes disputando uma chave única de eliminação de quatro rounds, todas partidas melhor-de-três (md3).
Os times que perderem nas primeiras três rodadas serão automaticamente eliminados. Na quarta rodada os oito times vencedores estarão classificados para o Stage 1, já os oito times perdedores da rodada se enfrentarão na Last Chance Bracket, em busca das três últimas vagas.
A Last Chance Bracket terá 3 rodadas. A primeira rodada será eliminação simples, ou seja, os times perdedores estão eliminados. Na Rodada 2 os dois times vencedores garantem a vaga para o Stage 1, já os perdedores se enfrentarão em uma terceira rodada para conseguir a terceira e última vaga.
Onde assistir: VALORANT EMEA
LATAM
No LATAM, o cenário competitivo é dividido nos hemiférios Norte e Sul e seguirá o seguinte formato:
Open Qualifier (Qualificatória Aberta)
32 equipes em cada hemisfério se enfrentam em partidas de melhor-de-um (Md1) no formato de dupla eliminação. As quatro melhores avançam para o Closed Qualifier.
Closed Qualifier (Qualificatória Fechada)
Será um total de 8 equipes em cada hemisfério, quatro classificadas pelo Open e quatro equipes convidadas, se enfrentando em partidas de melhor-de-três (Md3) no formato de dupla eliminação. As duas melhores equipes de cada hemisfério avançarão para a sua respectiva Liga Game Changers.
As etapas de Open Qualififer e Closed Qualifier já aconteceram nos dias 23 de Janeiro a 6 de Fevereiro. E estão definidos os times de cada hemisfério:
Norte
- Avake Girls
- FiRePOWER
- FUSION X
- Leviatán GC
- Awake Gaming Female
- Skull Cracker Quartz
Sul
- KRÜ BLAZE
- 9z Team GC
- Optix Fem
- Undead Gaming Fem
- SunXet Club Fem
- Globant Emerald Team
Liga Game Changers
São 6 equipes em cada hemisfério, dois times classificados pelo Closed e quatro times convidados por seu desempenho nas temporadas anteriores. A Liga será composta pelas seguintes etapas:
Fase Regular
Nessa etapa todas as equipes se enfrentam entre si em partidas de melhor-de-três (Md3). Serão duas temporadas onde os times irão acumular Pontos no Circuito e, ao final, as duas melhores equipes de cada hemisfério avançam para os Playoffs.
- Temporada 1: 1 de Março a 13 de Abril
- Temporada 2: 30 de Março a 27 de Julho
Last Chance Qualifier
Os times de cada hemisfério que, após as duas temporadas, ficarem do 3º ao 5º lugar terão mais uma chance no Last Chance Qualifier. As equipes se enfrentarão em partidas de melhor-de-três (Md3) e, ao final, as duas melhores se juntarão às classificadas pela Fase Regular nos Playoffs de seu respectivo hemisfério.
- Dia 29 a 31 de Agosto
Playoffs
As duas equipes classificadas pela Fase Regular e as duas classificadas pelo Last Chance Qualifier se enfrentarão para definir o campeão de cada hemisfério.
Essa etapa será no formato de dupla eliminação com partidas melhor-de-cinco (Md5) e uma Final com os melhores times. A equipe vencendorá avançara para a Grande Final LATAM.
- Dia 5 a 21 de Setembro
Grande Final LATAM
A melhor equipe do Norte e a melhor equipe do Sul disputam uma melhor-de-cinco (Md5) presencial em busca do títutlo de campeã do LATAM e de representar sua região no campeonato Mundial.
Onde assistir: VALORANT LATAM
NA (North America)
Na América do Norte, o circuito competitivo de 2023, patrocinado pela empresa Verizon, terá três temporadas: o Verizon VCT Game Changers Series I, II e III. Cada Series será composto por um Open Qualifier (Qualificatória Aberta) que leva ao Main Event (Evento Principal).
Open Qualifier
Nas qualificatórias abertas as equipes se enfrentam no formato de grupos GSL que determinará os oito times que avançam para o Evento Principal.
Main Event
As 8 equipes classificadas no Open irão competir no formato de dupla eliminação em partidas melhor-de-três (Md3), exceto as Finais da chave Superior e Inferior que serão melhor-de-cinco (Md5).
Ao longo das temporadas os times acumulam Pontos no Circuito e, ao final das três, os dois times melhores classificados irão representar a região NA no Championship.
- GCS I OPEN QUALIFIER: 4 a 6 de Abril
- GCS I MAIN EVENT: 7 de Abril e 11 a 14 de Abril
- GCS II OPEN QUALIFIER: 13 a 16 de Julho
- GCS II MAIN EVENT: 26 a 30 de Julho
- GCS III OPEN QUALIFIER: 28 de Setembro a 1 de Outubro
- GCS III MAIN EVENT: 4 a 8 de Outubro
APAC
SEA (Southeast Asia)
Na região do Sudeste Asiático teremos o VCT Game Changers APAC Series, que contará com 3 etapas sendo duas qualificatórias e uma etapa final: Open, LCQ e Elite.
Etapa 1 – Open
Nessa etapa os times irão se enfrentar em uma fase de grupos onde os oito melhores se classificam para os playoffs, que por sua vez tem o formato de dupla eliminação. Serão 3 Open e, ao final, os times que ficarem no top 6 se classificam para a Etapa 3: Elite.
- Open 1: 9 a 19 de Março
- Open 2: 1 a 11 de Junho
- Open 3: 20 a 30 de Julho
Etapa 2 – Last Chance Qualifier
As equipes que não se classificarem no Open terão uma última chance disputando o LCQ. Seguindo o mesmo formato de Fase de Grupos e Playoffs os dois melhores times garantem as últimas vagas na Etapa 3.
- Dia 24 de Agosto a 3 de Setembro
Etapa 3 – Elite
Os 8 times classificados nas etapas anteriores do APAC Series irão se enfrentar em busca de garantir a coroa de campeão do APAC e representar a região no Championship.
Onde assistir: VALORANT APAC
JP/KR/CN
Uma das vagas do campeonato Mundial é destinada aos países do Leste Asiático (Japão, Coréia do Sul e China). Ainda não há informações de como seguirá o formato em 2023, porém em 2022 cada região teve seu Game Changers. Os dois melhores times se classificavam para o VCT Game Changers East Asia: Qualifier, onde um total de 6 equipes, duas de cada umas das três regiões, se enfrentaram pela vaga no Game Changers Championship 2022 — na ocasão o time FENNEL GC do Japão foi o campeão que se classificou para o Mundial.
Onde assistir:
A expectativa para o competitivo do cenário inclusivo está alta. Ao redor de todo mundo cada vez mais ele vem crescendo e sendo visto, e os brasileiros torcem para que esse ano o Brasil consiga o título de campeão mundial na categoria — visto que já tem um título mundial na categoria mista.
Quer saber mais sobre o cenário inclusivo de VALORANT? Acompanhe tudo aqui no YouGoGirls!
Apaixonada por joguinhos e pela área da comunicação. Caster de e-sports, estudante de publicidade na UFRJ e faz de tudo um pouco.
Adicionar comentário