Preparem as fantasias, os cosplays, faça sua maquiagem e prepare-se para assustar! O dia das bruxas acontece no sábado, 31, e já podemos ver vários perfis mostrando suas melhores produções para o Halloween. Aqui no Brasil, essa data não é tão comemorada como vemos em países como EUA, mas isso não impede aqueles que querem sentir as emoções à flor da pele neste dia.
Não é apenas no carnaval que o brasileiro se empolga nas fantasias. Algumas pessoas levam isso ainda mais a sério e investem nos trajes e maquiagem dos personagens.
Observando as redes sociais da Nubia Marques, uma designer de 21 anos, que tem por hobbies fazer cosplays, fica nítido o talento que tem para caracterizar personagens presentes no cenário geek. Acredite, ela está nesse ramo há apenas 3 anos!
Iniciou em 2017 com o cosplay da Princesa Ahmanet do filme A Múmia (sim, aquele com o Tom Cruise). Nubia disse que por ter se identificado e ser um personagem mais fácil de fazer, foi o primeiro que ela realmente investiu tempo e dinheiro.
Cosplay ou Fantasia?
Muitas pessoas confundem, mas cosplay é diferente de fantasia. A fantasia você pode encontrar alguma loja especializada ou sites, e tende a ser algo mais genérico e nem sempre faz alusão a algum personagem específico. Por exemplo, uma fantasia de sereia pode ser qualquer sereia, não necessariamente a Ariel. Um traje de pirata não é a fantasia do Jack Sparrow.
O cosplay já tende a ser uma homenagem ao personagem e há muitos eventos que premiam a melhor customização e interpretação. Sim, interpretação. Não é apenas vestir a roupa do personagem escolhido, você precisa SER o personagem, interpreta-lo.
Um cosplay é rico em detalhes do personagem x. Na verdade, grande parte das vezes é um crtl c + crtl v do personagem em questão ou até melhor que o personagem original. – Nubia
Produção
O trabalho de caracterização vai depender do personagem e grau de dificuldade do traje. É possível fazer tudo sozinho ou contratar alguém para criar as roupas e acessórios. A Nubia por exemplo, é muito boa em montar peças em EVA e já não tem muita habilidade com a costura. Ela comenta que participar do processo criativo e de construção do personagem, é muito satisfatório!
Antes de começar a montar de fato, tem todo um processo criativo antes: qual material usar e qual ferramenta pode ser usada para determinada ideia que você tenha. Assim, até de fato começar a executar e montar, muitas vezes demora meses… mas a satisfação de vestir no final, é espetacular e vale todo o esforço. – Nubia
Uma das melhores partes do cosplay, é poder ser seu personagem favorito por um dia, mas para Nubia vai além:
Eu, especificamente, além de vestir os personagens que sou fã, a melhor parte também é a produção, onde eu fico totalmente diferente do que eu sou no dia a dia, não somente a roupa, mas também meu rosto e minha estrutura “normal”, como também a atuação.
Para quem quer saber onde a Nubia faz suas compras, ela comentou que alguns acessórios como lentes ou perucas, ela compra do Aliexpress ou Mercado Livre (sempre verifique os feedbacks). Já para roupas, ela recomenda a cosmaker Simone (@adescoladaatelie). Comenta:
Ela fez o cosplay da minha irmã e eu acompanhei todo o processo e amei o trabalho dela! Estou com planos de fazer vários cosplays com ela.
Para aqueles que se inspiram e querem fazer parte desse universo “cosplayer”, Nubia deixa um recado:
Não se cobre muito, faça tudo no seu tempo, faça tudo PARA VOCÊ! e a única pessoa que você tem que agradar é você! Saiba separar hobbies da sua vida do dia a dia, você está fazendo algo que envolve sua imagem de certa forma, então é normal as pessoas saberem quem você é ou buscar saber quem é a pessoa por trás do personagem. Muitas pessoas do meio cosplay irá entrar na sua vida social como amigos ou mais, porém, saiba separar até onde é amizade para vida e até onde é companheirismo no meio cosplay! E além de tudo, se divirta e aproveite, eventos de cosplay tendem a ser bem corridos e cansativos, mas na medida certa você aproveita e como sempre digo: valem muito a pena.
Para mais conteúdo geek e gamer continue acompanhando o You Go Girls!
Adicionar comentário