NIP é a grande vencedora e garantiu sua vaga para o Six Major, junto a Team One, Furia Esports e Team Liquid.
Equipes latino-americanas disputaram o campeonato de Rainbow Six durante os dias 20 a 25 de junho. Estava em jogo, uma premiação de 35 mil dólares, além de quatro vagas para o Six Major, que acontecerá no dia 16 de agosto.
Ao total houve dez participantes, os quais se classificaram por campeonatos regionais, tal como o Brasileirão de R6, Mexicano e Sulamericano. Os times foram sorteados e divididos em dois grupos, após a última partida do segundo turno do torneio brasileiro.
Equipes participantes:
Copa Elite Six – GRUPO A:
- Team Liquid;
- Ninjas in Pyjamas;
- Atheris Esports;
- Malvinas Gaming;
- Furia Esports.
Copa Elite Six – GRUPO B:
- Faze Clan;
- Team One;
- Fenix Esports;
- 9Z Team;
- Black Dragons.
Os times brasileiros são: Liquid, Ninjas in Pyjamas, Furia, Faze Clan, Team One e Black Dragons. Já os argentinos são Malvinas Gaming e 9Z Team. Por fim, os mexicanos são Atheris Esports e Fenix Esports.
Destaques e impressões da Copa
1º dia (20/07)
A Libertadores de R6 começou ensandecida, visto que o primeiro confronto foi um remake da grande final do Six Invitational. Mais conhecido como “NIPID”, NIP versus Liquid já é um clássico que movimenta o cenário. Quem se deu melhor foram os ninjas, que ganharam de 7×4.
No primeiro dia não podia faltar emoção e o famoso “overtime”. O jogo da Team One contra a 9Z foi eletrizante do começo ao fim, a equipe argentina buscou jogo. Contudo, os goldens boys que garantiram, ganhando de 8×6.
Ainda, outro jogo que chamou a atenção foi da Fenix contra a Faze. Foi a primeira vitória sem ser brasileira no campeonato, os mexicanos ganharam de 7×4.
Outra equipe que também se destacou foi a Furia, que conseguiu 100% de aproveitamento, ganhando da Malvinas, por 7×0 e de 7×1 contra a Atheris.
2º dia (21/07)
Neste dia houve confronto entre brasileirinhos, a estreia da Black Dragons foi contra a Team One, que acabou ganhando de 7×3. Além disso, os golden boys ganharam da Fenix de 8×6.
Outro embate entre equipes brasileiras ocorreu e Furia e Liquid se enfrentaram. Pela primeira vez os furiosos venceram a cavalaria de 8×7.
Aconteceu a primeira vitória da Faze contra a equipe argentina da 9Z, com o placar de 7×4. Os brasileiros conseguiram impor ritmo de jogo e venceram com tranquilidade.
Em contrapartida, os outros argentinos da Malvinas quebraram com as expectativas e garantiram o jogo, marcando 7×4 contra a Atheris.
3º dia (22/07)
A quinta-feira foi repleta de conquistas! A NIP conseguiu quebrar com a invencibilidade da Furia, e os ninjas ganharam de 7×4.
Ainda garantiram a vitória contra a equipe mexicana, a Atheris. O que assegurou o primeiro lugar do grupo e garantiu um lugar na semifinal da Copa Elite Six.
A Black Dragons conseguiu sua primeira vitória até o momento sobre a Faze Clan, o placar foi de 7×5.
A cavalaria também garantiu sua primeira conquista contra o time das Malvinas, 7×2, e foi o combustível que a Liquid precisava para encarar os próximos jogos.
Já a equipe da Fenix ganhou da 9Z por 7×5, apresentando ótimos resultados.
4º dia (23/07)
Último dia da fase de grupos, ou seja, as equipes que não conseguiram mais vitórias e , consequentemente, mais pontos estavam fadadas a eliminação. Foi o que ocorreu com a Faze, que acabou sendo eliminada do campeonato derrotada pela Team One, que ganhou de 7×4 e se classificou para as semifinais.
A história se repetiu também com a Malvinas, que perdeu de 7×3 para a NIP e foi desclassificada. E com a Atheris, que na rodada passada já não tinha chances de se classificar, e confirmou sua eliminição com a derrota de 7×2 para a Liquid.
E, falando em TL, A cavalaria mesmo com o começo truncado no campeonato conseguiu avançar e se classificar.
A Black Dragons não conseguiu manter o ciclo de vitórias consecutivas nesse dia, embora tenha ganhado da 9Z com o placar de 7×5. A mesma não conseguiu ganhar da equipe da Fenix, e o resultado foi que os mexicanos ganharam dos brasileiros no detalhe, por 8×6.
5º dia (24/07)
Dia de quarta de finais, ficou decidido que a Furia iria enfrentar a Black Dragons e a Liquid enfrentaria a Fenix.
A Furia ganhou da Black Dragons de 2×0, sendo que no primeiro mapa, o qual foi escolhido Chalé, o placar foi de 7×5. Já no segundo, que foi o Café Dostoyevsky, o resultado foi 7×4, A Furia dominou os dois mapas, impôs seu ritmo de jogo agressivo e conseguiu se classificar para o Major, juntando-se a NIP.
O jogo também foi tranquilo para Liquid, que conseguiu arrancar um 2X0 contra a Fenix, ganhando o mapa Mansão de 7×3 e o Oregon por 7×3. Ainda que deve-se ressaltar o bom desempenho dos mexicanos na Copa Elite Six, a brasilidade se perpassou.
Tal como, o Invitational a final seria brasileira e o campeão também!
6º dia (25/07)
Semifinais Copa Elite Six
Dia repleto de decisões com ares de Brasileirão de R6!
Furia versus a Team One.
O primeiro mapa foi Oregon e quem ganhou foi os golden boys por 7×2, ao contrário do que as pessoas estavam pensando, a vitória não veio de prontidão no segundo mapa.
Os furiosos voltaram com força total e responderam à altura, ganhando o Café Dostoyevsky de 7×1. O último mapa foi definitivo, o time que levou a melhor foi a T1, com o placar acirrado de 8×6. Com isso, conhecemos o primeiro finalista.
Ninjas in Pyjamas versus Team Liquid (“NIPID”)
O outro adversário seria decidido através da repetição do confronto da chave A, e a história se repetiu. Como tragédia para a Liquid, os ninjas ganharam da cavalaria de 2×1.
O primeiro mapa, Oregon quem se deu bem foi a Liquid que ganhou de 8×7, o que abriu precedente para duvidar sobre a vitória imediata da NIP. Entretanto, o segundo mapa Clube foi fechado pelos ninjas por 7×5 e o último, Litoral, foi ganho por 7×3.
Ao longo dos rounds, é possível perceber a dominância dos ninjas, que conseguiram virar o placar e ganhar os rounds.
Final Copa Elite Six
Após os jogos anteriores, foi a vez dos goldens boys enfrentarem os ninjas, assim como nas semifinais, o grande jogo também foi decidido em três mapas.
O primeiro foi o Café Dostoyevsky, a NIP ganhou de 7×3 da Team One. Depois, foi a vez da virada em Oregon.
A Team One começou perdendo o segundo mapa, entretanto conseguiu consolidar-se e virou o placar, ganhando de 7×5.
O título foi decidido no Litoral e os ninjas conseguiram mostrar garra e retomaram as rédeas do jogo. A NIP ganhou da Team One por 7×3, finalizando com 2×1.
Brasil rumo ao Six Major
É inegável o alto nível dos brasileiros dentro do cenário de Rainbow Six, o crescimento é contínuo e a Copa Elite Six se configura como um espaço para a projeção desses desempenhos e resultados. Foi emocionante nos depararmos com mais uma final brasileira e vislumbrar como é rico o nosso Rainbow Six.
Torcemos para o Six Major ser um campeonato eletrizante, com os brasileiros aprendendo e crescendo, a partir de novas experiências.
Além, é claro, de continuar de olho no cenário feminino de Rainbow Six, que vem se consolidando e crescendo, para que, um dia, sejam nossas meninas no mundial.
Karolina Florindo, formada em Psicologia e (quase) gamer. Demasiadamente empática, aprendiz da vida, que ama ler e escrever. Um pouco indecisa? Talvez, mas não consigo afirmar. Contudo, cheia das certezas que irá colaborar para um mundo mais igualitário e diverso.
Adicionar comentário