Post thumbnail

Conheça a Girls Games

Segundo a pesquisa da Game Brasil, as mulheres representam mais da metade do público que jogam games, porém, ainda são uma minoria em no cenário de produção dos jogos, em particular as áreas de design e programação.

Sabemos que é cultural na sociedade, os meninos serem encorajados a jogarem vídeo games, enquanto as mulheres são estimuladas a brincarem de casinha, isso reflete muito nos jogos, onde vemos pouca diversidade de narrativa, personagens, trama e assuntos retratados. As mulheres, quando representadas, são maioria extremamente sexualizadas e marginalizadas, enquanto para os homens as histórias são completamente pensadas para agradar-los e atrai-los.

Para diminuir essa desigualdade e capacitar mulheres para produção de jogos, o projeto brasileiro Girl Games trás para São Paulo duas semanas de workshops, e muito aprendizado code-a-thon para mulheres, é uma iniciativa da Goethe-institut São Paulo, em parceria com a revista internacional SOFA. O programa começará no dia 29 de Outubro e termina no dia 10 de novembro, no EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas) e juntará treze participantes de toda a América do Sul e da Alemanha.

Durante essas duas semanas as equipes participarão de oficinas diárias, com acompanhamento de mentores locais e líderes do cenário internacional de games. O projeto também incluirá a Women Game Jam, que ocorrerá no Goethe-Institut São Paulo, e uma apresentação especial no SP_Urban Digital Festival, para inspirar ainda mais a criação de roteiros e estimular o crescimento pessoal entre as mulheres.

Cronograma:

29 de outubro a 09 de novembro
Codeathon São Paulo
EBAC | Escola Britânica de Artes Criativas | Rua Mourato Coelho, 1404

30 de outubro
Palestra:
Brie Code – “Using Video Games to Imagine the Future We’d Like for Ourselves”

2 a 4 de novembro
Girl Games meets Women Game Jam
Goethe-Institut São Paulo
Mais informações: wgjbr.com.br

8 de novembro
Women in Industry
EBAC | Escola Britânica de Artes Criativas | Rua Mourato Coelho, 1404
Bate-papo com profissionais da área de jogos digitais

10 de novembro
Girl Games no SP_Urban Digital Festival
MIS | Museu da Imagem e do Som
Apresentação dos jogos e bate-papo com as participantes
Como parte do SP_UrbanDigital Festival
Mais informações: SP_Urban Digital Festival

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *