No último sábado, 13 de fevereiro, chegamos à metade do primeiro split do CBLOL 2021. E, após cinco semanas de competição, muita coisa já aconteceu!
De cancelamentos de jogos a times, até o momento, invencíveis, essa temporada já se mostrou cheia de surpresas, tanto para os times quanto torcedores. E isso não se resume à liga elite, no CBLOL Academy também tivemos várias novidades extremamente importantes para o cenário competitivo de League of Legends.
Até sábado, dia 13 de fevereiro, os times se confrontaram pela primeira vez em 2021. E, a partir de domingo, dia 14, os confrontos se repetem, na mesma ordem que já aconteceram. Ou seja, as equipes se encontram pela segunda vez em Summoner’s Rift para mostrar quem cresceu mais desde o último embate.
Levantamos um breve panorama do que já vimos até agora de cada um dos times e o que esperamos nas próximas semanas.
Resultados CBLOL 2021
Classificação: CBLOL
Classificação: CBLOL Academy
Desempenho dos times
Cruzeiro eSports
Estreante no League of Legends, o Cruzeiro teve sua primeira partida contra o último campeão do Campeonato Brasileiro, INTZ. E não se engane, o nervosismo não abalou os jogadores e vimos o time mineiro estrear com vitória.
No entanto, a tela de vitória só apareceu novamente para o time 4 rodadas depois, também contra um time queridinho do público. Cruzeiro eSports venceu a Loud que, até então, vinha fazendo um ótimo campeonato. E, por fim, conquistou sua última vitória contra a FURIA.
Por mais que cheguem a esse momento da competição com 7 derrotas acumuladas, o time do Cruzeiro ainda pode nos surpreender nas próximas semanas.
Na liga Academy o time também ainda não está totalmente encaixado, fechando essa semana com apenas 2 vitórias. No entanto, é importante ressaltar que entre seus competidores derrotados estão a Vorax e o Flamengo, sendo o segundo uma das equipes mais fortes do campeonato.
Também não poderíamos deixar de citar o trabalho da Lawi, suporte titular do time! A menina, de apenas 17 anos, tem mostrado muita maturidade e auto cobrança, e já disse em seu Twitter que ainda não conseguiu mostrar todo seu talento ‘no palco’.
Em um cenário competitivo majoritariamente masculino como é o do League of Legends, sabemos que a pressão em cima das jogadoras pode ser ainda maior. Paradoxalmente, basta checar as replys dos tweets da Larissa para se deparar com uma chuva de mensagens positivas e apoio para a jogadora, inclusive de grandes nomes do esports, como Evelynn e Ravena.
A reserva, Ari ainda não teve oportunidade de jogar o campeonato. Aqui continuamos ansiosas para ver a estreia da mid laner.
Flamengo esports – Atual líder do CBLOL 2021
O Flamengo é o líder da tabela do Campeonato Brasileiro de League of Legends, e continua invicto até o momento. Com um placar histórico, o time já acumula 10 vitórias.
Os cinco jogadores titulares têm mostrado um desempenho excelente, respondendo cada jogada de seus inimigos, conquistando mapa e objetivos. Mas, não podemos deixar de ressaltar o trabalho do top laner e do suporte.
Parang, o coreano, que ocupa a posição da rota do topo está empatado com RedBert, o suporte ex-intrépido, na quantidade de Destaques da Partida recebidos. Ambos os jogadores já receberam o título de MVP três vezes.
Ainda que algumas partidas tenham sido um ‘passeio’, alguns times como Vorax, RED Kalunga e INTZ deram um trabalho extra para a Nação Rubro Negra. Com a pontuação impecável se torna praticamente impossível vermos o Flamengo fora dos play offs, mas será que alguém terá o necessário para tomar o primeiro lugar do queridinho do momento?
Já no CBLOL Academy o placar está só um pouquinho diferente. O Flamengo perdeu apenas duas partidas, para o Cruzeiro e para a Vorax. Nessa liga o time está empatado em primeiro lugar, ao lado da Loud.
FURIA
Na lanterna no campeonato, até o momento o time da Furia conquistou apenas duas vitórias até o momento.
O início de torneio contra o time da Rensga foi até uma partida tranquila. Com controle de mapa e de objetivos, o time da Furia fechou o jogo com um excelente desempenho do ADC, que mostrou uma das melhores mecânicas de Samira no campeonato, até agora.
No entanto, a Samira 8/1 que apareceu no primeiro jogo logo foi esquecida. Em partidas posteriores vimos uma composição de Seraphine como carregadora da lane inferior e o resultado não foi muito positivo, nem na primeira ou na seguna vez que aconteceu.
A Furia voltou a vencer no último domingo, dia 14 de fevereiro, quando começamos a segunda metade do torneio. Ou seja, ganharam em partida novamente contra a Rensga. Será que os caubóis se tornarão freguesas da pantera?
Falando um pouquinho de Academy, vemos um placar bem diferente. A FURIA está em terceira posição, com pontuação empatada com mais três times: paiN, RED e Rensga. Com certeza veremos muita movimentação nessa tabela nas próximas semanas.
INTZ
Como diriam os casters, os intrépidos começaram o campeonato com o INTZ Special Move, ou seja, carregando algumas derrotas na conta. O atual campeão não mostrou um bom desempenho e tem oscilado bastante entre partidas excelentes e desencontradas.
Após a saída de RedBert, que como comentamos, está fazendo um trabalho impecável no Flamengo, a torcida ficou bastante abalada. Depois de semanas de duras críticas ao suporte titular, Cabu, a INTZ trouxe o jogador Gyeong da Liga Academy para compor o time.
A mudança parece ter sido positiva e, por mais que a organização ainda não tenha se encontrado totalmente, o resultado melhorou. INTZ fechou a última semana com 4 vitórias, o que a deixa numa posição delicada com relação à próxima etapa do campeonato.
A situação no CBLOL Academy não é muito diferente, liga em que a equipe já acumula 8 derrotas e divide o final da tabela com Cruzeiro e KaBuM.
Por mais que o desempenho do time esteja distante do esperado pela torcida, precisamos falar de representatividade feminina! Yatsu joga na rota do meio, dividindo a titularidade com Hanor.
A mid laner jogou 4 partidas, inclusive a estreia vitoriosa contra o Flamengo, e esperamos vê-la mais vezes nos jogos!
KaBuM
No início do campeonato os ninjas não jogaram com sua line principal, os jogadores Wizer e Ryan ainda não haviam chegado ao Brasil. Em suas primeiras quatro partidas contaram com a participação de Bankai e Mousty, nas rotas do topo e selva, respectivamente, e venceram apenas um jogo.
Os sul coreanos chegaram na terceira semana da competição, atropelando os times da FURIA e da Vorax, fechando o primeiro fim de semana 2-0 da organização. Depois da entrada dos titulares oficiais a KaBuM voltou a conquistar seu espaço na tabela, ocupa agora 5ª posição, com 5 vitórias e 5 derrotas.
No próximo final de semana Wizer, o top laner que mostrou um ótimo desempenho nos últimos jogos, enfrenta o temido Parang, em partida contra o Flamengo. Qual dos estrangeiros é o melhor top laner? Vamos descobrir sábado!
O time do Academy, no entanto, ainda não encontrou seus momentos de reencontro e glória. Os ninjas dividem a última colocação, acompanhados dos tradicionais intrépidos e dos novatos mineiros, INTZ e Cruzeiro.
LOUD
Com uma line de jogadores experientes e que chegaram com sangue no olho pela vitória, a Loud ainda vive momentos de altos e baixos. Após o primeiro fim de semana de campeonato, que terminaram invictos, a jornada do time se tornou uma montanha russa.
Ganharam de times tradicionais, como INTZ e paiN, mas perderam do Cruzeiro, que tem lutado muito para encontrar sua forma de jogar, e da Vorax, que ainda não estava no seu melhor momento.
A Loud encerrou a última semana com seis vitórias e quatro derrotas, empatada em 3º lugar com a Vorax. Será que tudo foi sorte de principiante ou vamos fechar o CBLOL 2021 fazendo o ‘L’?
Por outro lado, a Loud Academy se mostrou mais consistente do que a liga elite. Fecharam a semana empatados em primeira posição com o Flamengo, somando apenas duas derrotas até agora.
E nesse time o ‘L’ não é apenas do nome do time, mas também da jogadora que foi destaque na última semana. Liz é o nome da jungler que assumiu a titularidade da selva essa semana e que esperamos ouvir muito daqui pra frente.
O jogador titular da liga elite, Don Arts, foi substituído por Mewkyo, que estava jogando no CBLOL Academy. Com essas mudanças, Liz ganhou a chance que precisava para mostrar que sabe jogar o melhor de League of Legends.
Extremamente elogiada nas redes sociais, a jogadora fez excelentes partidas de Udyr e fechou a semana com duas vitórias para a conta. Então Academy, cuidado com o Uga dessa monstra!
paiN Gaming
Contra a expectativa dos fãs apaixonados, a paiN não tem feito o melhor campeonato. A equipe conquistou o segundo lugar no split passado mas, assim como a INTZ, ainda não conseguiu mostrar o desempenho que a torcida está acostumada.
Os jogadores têm sofrido duras críticas nas redes sociais, em especial o atirador, brTT, que não vem em uma boa fase desde o início do split. Além disso, muito se especulou sobre a comunicação do time após a contratação do estrangeiro Luci, o que mudou o idioma da conversa entre os players de português para inglês.
Ainda assim, no último final de semana a paiN saiu vitoriosa do confronto clássico, paINTZ, depois de um jogo acirrado que mostrou que nenhum dos dois times vai aceitar não se classificar para a próxima etapa sem lutar. A equipe ocupa a 6ª colocação, empatada com a INTZ.
O time da liga Academy, por outro lado, conseguiu uma posição melhor na tabela, ocupam a 3ª posição. No entando, mais três equipes estão empatadas com a paiN na disputa do terceiro lugar, são elas: FURIA, RED e Rensga.
RED Canids Kalunga
O time vencedor do antigo Circuito Desafiante com certeza não está para brincadeiras no CBLOL. A RED ocupa o segundo lugar no campeonato, atrás apenas da Nação Rubro Negra. Ao longo da competição, RED Canids perdeu somente duas partidas, contra o invicto Flamengo e a ascendente Vorax.
Por mais que estejam com dificuldade de fechar alguns jogos e, nas palavras dos próprios jogadores, por vezes precisam de um pouco mais de disciplina, o desempenho do time como um todo é admirável. Juntos desde o split anterior no Circuitão, é nítida a mentalidade harmoniosa entre todos os players.
Entretanto, o cenário não se repete no CBLOL Academy. O time ainda não parece tão encontrado, oscilando entre semanas boas e ruins. É uma das equipes empatadas no atribulado 3º lugar da tabela de classificação.
Rensga
O time mais querido do Goiás ainda não demonstrou seu potencial no CBLOL. Apesar de jogarem juntos já há algum tempo, desde o Circuito Desafiante, algumas decisões dentro de Summoner’s Rift estão um pouco descordendas.
A equipe dos caubóis venceu apenas duas partidas, contra a Vorax logo na primeira semana de campeonato, e depois contra o Cruzeiro, somente dois finais de semana depois. Mesmo com um mudança na comissão técnica e a troca de dois jogadores, o time ainda não se encoutrou.
Na Liga Academy a situação é um pouquinho mais amena. A Rensga, apesar de empatada em 3ª posição com outros times muito fortes, já conquistou 6 vitórias ao longo do campeonato.
Harumi, a jogadora contratada como suporte ainda não teve oportunidade de aparecer nos jogos desse ano. Mas apareceu no split passada, na disputa pelo Circuitão, como a primeira mulher a disputar uma partida do circuito oficial de campeonatos da Riot. Estamos ansiosas para ver Gabi “Harumi” aparecendo no Academy. Bota a ‘vaqueira’ pra jogo Rensga!
Vorax
Com um começo inferior ao esperado, a Vorax mostrou que está disposta a fazer o que for preciso para conquistar a taça esse ano. A fusão entre as antigas Prodigy e Falkol uniu forças em 2021 para chegar ainda mais longe nesse split.
Apesar das polêmicas e da investigação sobre abuso envolvendo Wos, o suporte da Prodigy contina no time, ao lado dos antigos companheiros fNb, na rota do topo, e Yampi, na selva. Já Matsukaze, herança da Falkol, é o atirador da equipe e Krastyel o jogador da rota do meio, único que veio de fora das duas organizações.
Apesar de nem todos jogarem juntos há algum tempo, têm mostrado cada vez mais em sintonia e evoluíram significativamente nas últimas semanas do torneio. Além de terem ganhado diversos jogos, teram um bom trabalho para a equipe do Flamengo, que por pouco poderia perder sua invencibilidade.
No CBLOL Academy a história é outra, a Vorax está na lanterna do campeonato e, por enquanto, não se classificaria para a próxima etapa. Será que ainda tem tempo e fôlego para uma arrancada heroíca na liga Academy como vimos na liga elite?
Penalidades CBLOL 2021
Até o presente momento apenas uma penalidade foi aplicada nos dois campeonatos como um todo. o player punido foi Gragolândia, da INTZ.
O jungler tem uma legião de fãs que aguardavam ansiosamente por mais partidas do jogador, no entanto, por violar regras do regulamento que proibem o envolvimento em apostas, ‘Grongos’ foi banido por 10 rodadas.
Você pode ler o comunicado oficial completo da Riot aqui.
Instabilidades de servidor
No dia 2 de fevereiro o servidor do LoL ficou bastante instável e, por isso, alguns times da Liga Academy precisaram remarcar suas partidas. Os jogos entre Cruzeiro e Rensga, Loud e INTZ tiveram seus jogos adiados para a quinta feira seguinte, dia 4 de fevereiro.
Então, não estranhe se ver uma tabela com datas de partidas em dias da semana fora terças e quartas.
CBLOL 2021 e a pandemia
Foi anunciado ontem, 18 de fevereiro, pelo site oficial do Lol Esports o adiamento das duas próximas partidas da Vorax. Os jogos que deveriam acontecer neste sábado e domingo vão ser realizados somente na quinta-feira, dia 25, às 20h.
O reagendamento dos confrontos se deu pois 4 jogadores da Vorax estão com COVID-19. E, por mais que o campeonato esteja acontecendo de forma online mantendo o isolamento entre equipes, a organização optou por poupar seus atletas e priorizar sua saúde.
A organização se pronunciou e também se disse disposta a dar mais esclarecimentos à imprensa.
O comunicado oficial do adiamento, feito pela própria Riot Games, pode ser lido no site oficial do Lol Esports, clicando aqui.
Classificações no novo sistema
Por fim, um detalhe importante de ser reforçado é sobre como será a próxima etapa do Campeonato Brasileiro de League of Legends.
Diferente do que estamos acostumados a ver, a fase eliminatória não apenas classifica alguns times e desclassifica outros. Agora, no novo sistema de franquias, os dois primeiros colocados também recebem um benefício extra.
Líder e vice líder ganham uma passagem direta para as semi finais, enquanto 3º ao 6º colocados ainda precisam se provar nas quartas de final.
Você pode entender tudo sobre o CBLOL 2021 e o sistema de franquias aqui!
Nascida paulista e criada mineira, chamo corretivo de ‘branquinho’ e acredito que um copo de água e um pão de queijo não se nega a ninguém. Sou apaixonada por jogos desde que o Sonic Adventures era o único jogo que tinha pro meu Sega Dreamcast. Escrevo por profissão, hobbie e também para desembaralhar umas coisas na cabeça.
Adicionar comentário