Post thumbnail

“Oi, eu sou a Yuumi e você é quentinho!”

Recentemente foi lançada a campeã Yuumi, a gatinha suporte que conquistou vários jogadores com seu jeitinho “meow” de ser. Competitivamente falando, ela vem muito bem, sendo prioridade de pick ou ban (na maioria dos campeonatos), mas na SoloQ essa história muda um pouco. Vamos conhecer ela um pouco mais a fundo?

Ela é uma campeã totalmente squishy, ou melhor dizendo, papel. Não possui muita vida base e resistência para se manter sozinha, e a falta de mobilidade faz com que ela seja mais vulnerável estando só. Além de possuir um kit bastante simples, ótimo para um suporte mago, sua habilidade de se atrelar a um aliado e ser inalvejável, faz com que o jogador trabalhe melhor a gatinha e deixe um pouco de lado o foco de posicionamento, que vai depender do seu companheiro de time.

Seu é extremamente útil quando atrelado a um aliado, já que a skill adiciona uma % de DdA ou PdH ao seu aliado (por exemplo, adiciona força adaptativa junto a alguém de 5 / 7 / 9 / 11 / 13 + 4 / 7 / 10 / 13 / 16%), e seu Q se torna muito mais potente se ela também estiver juntinha de alguém de seu time para controlar melhor o caminho da skill (40 / 65 / 90 / 115 / 140 / 165, e se o projétil voar por tempo o suficiente, ele causa dano adicional e reduz a velocidade dos inimigos). Por isso sempre é de extrema importância trazê-la para a rota com algum aliado. Já que ela sempre tende a estar atrelada a alguém, o flash não é tão necessário, sendo curar (mais utilizado devido aos atiradores estarem vindo com teleporte), incendiar e exaustão os melhores feitiços a serem usados. E suas runas mais utilizadas são Cometa ou Aery, depende muito do estilo de cada jogador, o vem sendo Cometa mais utilizado para jogadores agressivos e o Aery focado mais no peel.

Fazendo uma relação de itemização, um item em específico, não tão frequente nas builds de suporte, aparece para a Yuumi. A maioria dos jogadores competitivos vem trazendo o Mejai para a Yuumi, já que ela é uma campeã que vai ficar pulando de aliado em aliado para se manter viva e estacando o item para ter +AP. E também a famosa bota não é tão requerida para a campeã, já que a maior parte do tempo ela vai ficar atrelada a alguém, dando a oportunidade de ter uma itemização que possa ser mais útil dependendo da situação.

Status base da Yummi (fonte: League of Legends Wiki)

Na fase de rotas, Yuumi trabalha melhor com pokes do seu Q, que é bem forte e fornece controle de rota. E, falando em pokes, a gatinha se dá muito bem com ADCs de poke também, como Ezreal (é a composição mais frequente no competitivo), Lucian e Kai’sa, já que esses possuem mobilidade e conseguem pokear também.

Já no midgame, consegue rotacionar melhor que os outros suportes, principalmente junto com o jungler. E apesar de não oferecer tanto dano nos skirmishes (lutas menores), ela consegue ajudar seu time rapidamente com os escudos, as curas e os buffs de suas habilidades, que é um dos seus pontos fortes, o que mantém seus aliados mais tempo nas lutas, junto com sua ultimate que força seus inimigos a usar feitiços para sair dela.

E, no late game, vai manter seu time em pé, seja buffando, curando, aplicando escudo ou controlando as lutas com sua ultimate, junto com algum combo de controle de grupo. Nas team fights, é onde a gatinha mais se movimenta, já que ela precisa encontrar um posicionamento bom para que ela ajude seus aliados e ao mesmo tempo não seja pega fora de posição. E falando em lutas, um de seus pontos fracos é que ela não consegue corresponder muito bem a campeões com forte controle de grupo e hard engage.

Aí temos uma grande questão, do porquê ela vem sendo usada melhor no competitivo do que em SoloQ em si. Ela é uma campeã extremamente dependente de seu aliado e jogando com uma pessoa com que você não tenha sinergia talvez realmente não funcione. Ela requer bom posicionamento, principalmente no earlygame por estar em uma dupla totalmente papel (adc + yummi) e ser um alvo muito fácil para composições de hard engage, como Alistar, Nautilus e Pyke.

Algumas curiosidades sobre a Yuumi:

  • Ao atrelar Yuumi a um campeão que tenha invisibilidade, ela também fica invisível, como Evellyn e Twitch. É uma carta na manga para pegar seus inimigos de surpresa com sua ultimate.
  • Yuumi também acompanha tanto os teleportes quanto nas translocações do EZ.
  • Se Yuumi acertar alguém debaixo de torre e estiver atrelada a um aliado, o dano da torre vira para a Yuumi.

Mas e aí, vocês já chegaram a usar a gatinha em Summoner’s Rift?

Adicionar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *